Shopping Grande Rio inaugura Museu do Graffiti, fundado por André Rongo

O Museu do Graffiti apresenta a arte urbana através de telas e esculturas confeccionadas com resíduos e materiais recicláveis, e está com exposição aberta ao público, que pode visitá-la gratuitamente ao lado da Loja Centauro no primeiro piso do Shopping Grande Rio.

“A parceria com o Grande Rio nos dá oportunidade de ampliar nosso público e levar conhecimento sobre arte e consciência ambiental para toda a região. O Shopping nos permitiu iluminar a mente dos visitantes com muita cor e alegria. Queremos mostrar esculturas de lixo grafitado de maneira original e sustentável como nunca visto antes”, destacou André Rongo, idealizador do Museu.

No último final de semana, André recebeu o Mutcom, um grupo escoteiro que arrecada tampinhas, resgatando os resíduos indesejados na natureza. Juntos, eles criaram um incrível grafite, celebrando a união e a expressão das mãos jovens. É a primeira vez que o Museu de Rongo foi levado para dentro de um Shopping center. A iniciativa é do Shopping Grande Rio juntamente com a Associação Região de Oficina Nacional de Grafite Organizado do Rio de Janeiro (RONGO RJ), que atua em comunidades da capital através de oficinas de arte. Todas as ações são alinhadas com os equipamentos de assistência social e sustentabilidade local como os programas do CRAS e outras iniciativas independentes.

Foto: Divulgação

A ONG RONGO atua na formação de jovens em diversas áreas socioculturais gerando conhecimento, ativos tecnológicos e científicos voltados para a sustentabilidade da arte urbana brasileira. O projeto contribuiu para a trajetória de mais de 300 grafiteiros, dentre eles, Acme, Airá, Juliana Fervo e Priscila Rooxo. Artistas que, hoje, utilizam o grafite como carreira. A instituição já foi reconhecida pela ONU e foi incluída na agenda Rio 2030, com atuação direta junto aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável do milênio (ODS).

“Somos o primeiro shopping da região a receber com muita felicidade esse projeto incrível da ONG RONGO que é o Museu do Graffitti. O Grande Rio sempre foi e permanece sendo palco de arte e cultura na região. A arte urbana está presente mundialmente nas ruas com grandes nomes como Kobra e os Gêmeos. O propósito do Museu do Graffitti vai além da democratização da arte e cultura urbana. Desejamos provocar e incentivar atitudes mais sustentáveis e revelar artistas”, comenta Monica Freitas, gerente de marketing do Shopping Grande Rio.

A ação é voltada para promoção de direitos e acesso à cultura por meio de ações de comunicação e linguagens artísticas. A técnica utilizada no Museu do Graffiti é chamada de grafite sustentabilismo, especialidade do artista André Rongo, que faz uso da instalação de objetos de alto relevo com resíduos de descarte nos murais que projeta e nas obras de arte, painéis e esculturas que tem expostas em diversos museus e instituições do Estado do Rio.

O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, em São João de Meriti.

Informações

Quando: diariamente de segunda a sábado de 10h às 22h e domingo 13h às 21h
Local: 1º piso, ao lado da loja Centauro
Visitação gratuita

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *