Na primeira pesquisa de intenção de votos sem o nome de João Dória (PSDB) como pré-candidato à presidência, Lula e Bolsonaro apresentaram crescimento. Segundo o levantamento divulgado pelo Datafolha nessa quinta-feira (26/05), o candidato petista tem a preferência de 48% dos entrevistados e o atual presidente, 27%.
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras e está registrada no TSE sob o número BR-05166/2022. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Vamos aos números:
1º Turno (estimulada)
- Lula (PT) – 48%
- Jair Bolsonaro (PL) – 27%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- André Janones (Avante) – 2%
- Simone Tebet (MDB) – 2%
- Pablo Marçal (PROS) – 1%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Em branco / Nulo / Nenhum – 7%
- Não sabe – 4%
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Votos Válidos
O Datafolha trouxe também os votos válidos, que exclui os votos brancos e nulos. De acordo com o levantamento, Lula venceria no primeiro turno com 54% contra 30% de Bolsonaro.
1º Turno (espontânea)
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não possuem uma lista com candidatos para escolher, Lula foi o único a apresentar crescimento. Saiu de 30% em março para 38% agora. Bolsonaro caiu de 23% para 22%. Ciro manteve e Tebet não estava incluída na última pesquisa.
- Lula (PT) – 38%
- Jair Bolsonaro (PL) – 22%
- Ciro Gomes (PDT) – 2%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- Outros candidatos – 3%
- Em branco/ Nulo / Nenhum – 5%
- Não sabe – 29%
2º Turno
A nova pesquisa Datafolha mostra que em um eventual segundo turno, o pré-candidato petista venceria todos os adversários. Contra Bolsonaro, Lula teria 58% das intenções de voto contra 33%, um aumento de 3% em relação ao último levantamento. Na disputa contra Ciro (PDT), Lula teria 55% contra 29% do pedetista.
Também foi testado um possível cenário entre Ciro e Bolsonaro e o pré-candidato do PDT sairia vencedor com 52% das intenções contra 36% do atual presidente.
Preferências
Diferentemente do que foi apontado em outras pesquisas, Lula e Bolsonaro aparecem empatados dentro da margem de erro entre o público evangélico. Bolsonaro fica numericamente à frente com 39% da preferência desse eleitorado contra 36% de Lula.
Bolsonaro também supera Lula entre as pessoas com renda superior a dez salários mínimos (42% a 31%) e entre os empresários (42% a 31%).
Nos demais públicos, Lula lidera com ampla vantagem.
Lula x Bolsonaro
A cada pesquisa divulgada fica cada vez mais claro que não haverá terceira via nesta eleição. Lula e Bolsonaro vão polarizar a disputa até outubro e isso abre caminho para uma decisão ainda no primeiro turno. O baixo número de eleitores indecisos também é um indicador disso.
Bolsonaro tem pouco mais de quatro meses para reverter a alta rejeição e melhorar seus índices a fim de não deixar a eleição acabar no primeiro turno.
Do outro lado, Lula e o PT tentam achar uma solução para conseguir administrar e levar até o fim essa vantagem sobre o adversário. A campanha, inclusive, já mudou o marqueteiro.
O fato é que ainda tem muita água para rolar. Lula tem a vantagem, mas eleição só se decide no dia da votação. Até lá, o trabalho de convencimento do eleitor continua firme e forte nas duas candidaturas e nós, do Baixada Política, seguimos acompanhando.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).