
Mais um nome entrou na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro. O PROS anunciou que irá lançar a pré-candidatura do ex-deputado Cabo Daciolo no dia 30 de março. A decisão foi tomada após reunião com o presidente do partido, Jimmy Pereira, e o segundo vice-presidente Ricardo Urbano.
Daciolo ganhou fama em 2011 após comandar a greve dos Bombeiros no Rio de Janeiro durante o governo Sérgio Cabral (MDB). O líder dos grevistas chegou a ser preso e expulso da corporação. Três anos depois, Cabo Daciolo foi eleito deputado federal pelo PSol, de onde foi expulso após propor uma emenda constitucional para alteração do primeiro parágrafo da Constituição Federal.
Em 2018, Cabo Daciolo ganhou projeção nacional ao se candidatar à presidência da República pelo Podemos. Seus discursos viraram memes em diversas ocasiões, principalmente quando acusou Ciro Gomes de ser o líder de uma suposta União das Repúblicas Socialista da América Latina (URSAL) e com seus discursos com citações religiosas. Sua votação surpreendeu por alcançar mais de 1,3 milhão de votos, ficando à frente de personalidades conhecidas como Henrique Meirelles e Marina Silva.
Agora, Cabo Daciolo terá como desafio conseguir tirar a vantagem do atual governador Cláudio Castro (PL), que conta com a máquina pública e provavelmente com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL); e Marcelo Freixo (PSB), que será o candidato do ex-presidente Lula no Rio de Janeiro. Ainda estão na disputa o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT); o ex-presidente da OAB, Felipe Santa Cruz (PSD); e o deputado federal Paulo Ganime (Novo).
São as eleições chegando e os partidos se mexendo no tabuleiro eleitoral. O BAIXADA POLÍTICA segue aguardando as próximas movimentações.
One thought on “PROS anuncia pré-candidatura de Cabo Daciolo ao Governo do Rio”