Durante quase quatro horas, representantes da Light Serviços de Eletricidade S.A. ouviram as considerações dos vereadores e as demandas de moradores de Duque de Caxias e puderam dar suas explicações na audiência pública realizada na Câmara Municipal nessa quarta-feira (23/06). Proposto pelo presidente da Casa, Celso do Alba (MDB) e pelo 1º Secretários, Claudio Thomaz, o evento teve resultado considerado satisfatório por todos que participaram.
– A audiência foi muito positiva. Ela serviu para darmos uma resposta para o nosso povo e tenho certeza que daqui a 6 meses teremos uma outra audiência para mostrar que tudo está fluindo bem. Os vereadores têm se mostrado coesos e estão colocando em prática tudo o que almejamos, que é defender os nossos munícipes. Saímos daqui com diversos assuntos pontuados, como por exemplo, a unidade móvel da Light, que vai visitar os quatro distritos da cidade para ouvir a população. Muita gente não tem acesso por falta de informação e nós temos que passar isso adiante – comentou Celso do Alba.
O deputado Rosenverg Reis (MDB) foi um dos convidados para participar e dar sua contribuição à audiência pública. Ele destacou a importância do debate em torno de um tema que atinge diretamente à população que está na ponta e pregou pela união entre os diferentes setores em prol do município.
– Se todo mundo fizer seu dever de casa, nós chegaremos onde queremos chegar que é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Audiência pública é sempre bem-vinda. Até porque a Light só vai saber sobre os problemas que a população enfrenta se tiver na ponta como os vereadores estão – disse o parlamentar.
A mesa também contou com a presença dos vereadores Valdecy Nunes (Patriota), Anderson Lopes (Republicano), Dr. Maurício (Avante), Delza de Oliveira (Patriota), Moisés Neguinho (PMB); do procurador Geral do Município, Dr. Fabricio Gaspar Rodrigues; do secretário Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Marcos Tavares; do presidente da Fundec, Jonas Santana; e representantes da empresa.
Reclamações da população
Uma das principais reclamações relatadas pelos moradores que participaram da audiência pública foi em relação ao Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI). Muitos acusaram a empresa de emitir o TOI mesmo sem ter furto de energia no local.
Outro problema comum foi o corte de energia. A moradora Maria das Graças disse que já ficou sem energia elétrica durante 90 dias, perdendo todo o material de trabalho que estava armazenado no freezer da casa, que também acabou queimando.
– Meu neto me ligou dizendo que um moço iria cortar a minha luz porque encontrou um defeito no relógio. Pedi para falar com ele, e ele me disse que minha energia seria cortada devido a um débito que eu tinha. Quando cheguei na agência, me disseram que eu tinha que pagar a dívida de uma pessoa que morou na minha casa antes de mim – contou.
Posicionamento da Light
Após ouvir atentamente as reclamações dos vereadores e da população, os superintendentes da Light, Daniel Mendonça (Relações Institucionais), Dreyfus Queiroz Vasconcelos (Atendimento ao Cliente) e Marcelo Amaral (Recuperação de Energia), explicaram ponto a ponto as mudanças pelas quais a empresa vem passando nos últimos meses, responderam aos questionamentos, prometeram resolver problemas técnicos e se comprometeram a voltar à Câmara daqui a seis meses para que a população possa avaliar as mudanças realizadas nesse período.
– Estamos revendo processos, e o objetivo é que a gente possa voltar em dezembro, para apresentar alguns resultados desse novo modelo de gestão. Iremos revisitar e corrigir aquilo que está errado no funcionamento, e criarmos um canal de diálogo para chegarmos a um denominador comum. Combinei com o presidente da Câmara que todas as demandas poderão ser acolhidas em seu gabinete, e em seguida oficiadas para a Light. Dessa forma, responderemos uma a uma, para que nada fique sem resposta – garantiu Daniel Mendonça, superintendente de Relações Institucionais da Light.
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