A deputada Alana Passos (PSL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para cobrar explicações sobre como Queimados tem conduzido o atendimento aos contaminados pela Covid-19. Em junho do ano passado, o município recebeu dez respiradores doados pela prefeitura do Rio – a própria parlamentar foi quem fez os pedidos de cessão dos equipamentos à cidade – que se encontram guardados no pior momento da pandemia. A secretária de Saúde de Queimados, Marcelle Nayda, confirmou que os respiradores estão fora de uso no Hospital de Campanha que está sendo desmobilizado.
A parlamentar já enviou dois requerimentos de informações à Secretaria de Saúde de Queimados pedindo transparência na vacinação, como a listagem dos imunizados para contrapor com denúncias de casos de fura-fila, e também sobre a falta de uso dos respiradores. Na tribuna da Alerj, Alana revelou ainda que um dos funcionários que enviou vídeo mostrando o hospital de campanha sendo desmobilizado sofreu assédio moral da Secretária.
– Esse funcionário não pode ser coagido por ter mostrado uma unidade sendo fechada no auge da pandemia. Vou encaminhar denúncia à Comissão de Saúde da Alerj para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Não abro mão de fiscalizar e continuo aguardando resposta dos requerimentos que enviei à Saúde de Queimados. E no prazo – cobrou Alana.
Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (11), a Secretária afirmou que pode ceder respiradores para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas mediante solicitação de paciente que estivesse precisando.
– Se o paciente chegar a precisar, será que esse tempo para levar o respirador não pode ser vital? Não seria mais fácil já deixar o equipamento à disposição da população na unidade? – questionou a deputada.
Siga nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro do que os políticos da Baixada Fluminense estão fazendo pela população da região.