Após aprovação de registro pelo TSE, União Brasil se torna o maior partido do Brasil

Foto: Arquivo / União Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, nessa terça-feira (08/02), o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil (União), fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). A nova legenda, que terá o número 44 nas urnas, nasce com 81 deputados federais e sete senadores em exercício, o que lhe garante o equivalente a R$ 1 bilhão em fundos públicos para as eleições, tornando-se o maior partido do país.

Com esse poder político e econômico, o União Brasil promete movimentar ainda mais o cenário eleitoral nos próximos meses. Já foi cogitada a chegada do presidenciável Sérgio Moro, que filiou-se recentemente ao Podemos; e também um possível apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro. Por enquanto, o que se sabe é que boa parte dos parlamentares eleitos devem deixar o partido até a eleição, já que a fusão de partidos permite aos seus filiados migrarem para outras siglas sem serem punidos pela lei da fidelidade partidária. 

Relator do pedido, o ministro Edson Fachin enfatizou que o novo partido atendeu a todas as exigências para a respectiva criação. 

– Verifico que foram cumpridos os requisitos obrigatórios para a fusão dos partidos DEM e PSL. Conforme a previsão contida no artigo 29 da Lei dos Partidos Políticos, devem ser somados os votos dos respectivos partidos obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, para efeitos da distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do acesso gratuito às propagandas de rádio e TV – afirmou.

União Brasil na Baixada

Com a fusão dos partidos, o União Brasil passa a ser um dos maiores da Baixada Fluminense também. Ao todo, são 24 vereadores e dois prefeitos nos 13 municípios.

O principal nome na região é o do prefeito de Belford Roxo, Waguinho. Há um acordo para que ele seja o presidente do diretório regional no estado do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, ele publicou um vídeo do presidente nacional do partido, Luciano Bivar, parabenizando a todos pela conquista. 

Outro nome de peso que desembarca no União Brasil é o do deputado estadual Marcio Canella, parlamentar mais votado na Baixada. Ao lado do prefeito Waguinho, ele vem trabalhando as alianças do partido no estado. 

– Estou muito feliz por fazer parte do maior partido do país. Iremos continuar trabalhando muito pela nossa população – destacou nas redes sociais.

Maior da Alerj

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), PSL e DEM já tinham as maiores bancadas, com 10 e 5 deputados, respectivamente. Agora, a nova legenda passa a ter 15 deputados, três vezes mais que os outros três partidos que vêm em seguida – MDB, PSD e PSOL -, com cinco deputados cada.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Compartilhe nosso conteúdo:

    2 thoughts on “Após aprovação de registro pelo TSE, União Brasil se torna o maior partido do Brasil

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *