Estudantes de Duque de Caxias conquistam aprovação no Colégio Naval e na EPCAr e inspiram a região

Foto: Divulgação

Dois jovens de Magé, que estudam no Elite Caxias, conquistaram recentemente aprovações em alguns dos concursos militares mais concorridos do país: Davi Lopes, de 15 anos e Arthur Soliva, de 15 anos foram aprovados no Colégio Naval e na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). As instituições, ligadas à Marinha e à Aeronáutica, respectivamente, são conhecidas pela exigência acadêmica e pelo prestígio de suas carreiras militares. Para chegar lá, eles enfrentaram rotinas intensas de estudos, abriram mão de momentos de lazer e superaram dificuldades pessoais e estruturais. Mais do que uma vitória individual, a conquista se torna um símbolo para a cidade, que busca avançar na educação, mas ainda enfrenta grandes desafios.

Segundo dados do Censo 2022, apenas 9% da população de Magé com 25 anos ou mais concluiu o ensino superior, índice abaixo da média nacional. Além disso, o município aparece com desempenho inferior às metas estabelecidas pelo IDEB 2024 para os Anos Finais do Ensino Fundamental, registrando nota 4,4, quando a meta girava em torno de 5,2. Esses números refletem o cenário da Baixada Fluminense, onde muitos municípios ainda têm dificuldades para atingir metas educacionais e apresentam baixos índices de desenvolvimento. Nesse contexto, a trajetória de Davi e Arthur se torna ainda mais significativa.

Para Davi, o momento da aprovação foi marcante: “Uma sensação indescritível, parecia até que eu já tinha vivido aquilo, de tantas vezes que eu já tinha me imaginado ali. Foi um alívio enorme e uma satisfação que experimentei poucas vezes na vida”. Arthur compartilha a mesma emoção: “Quando recebi a notícia, percebi que todo esforço e sacrifício realmente tinham valido a pena”.

Foto: Divulgação

O caminho até a aprovação, no entanto, não foi simples. Davi relata que um dos maiores obstáculos foi o deslocamento diário entre Piabetá e Duque de Caxias, já que ambos estudam no Elite Rede de Ensino, unidade de Duque de Caxias. Já Arthur destaca que a maior dificuldade foi mudar sua própria mentalidade: aprender a deixar os eletrônicos de lado, recusar convites de aniversário e estudar de domingo a domingo. 

“A rotina de estudos de um aluno que quer passar em um concurso militar não é simples. Planejamento pedagógico específico para os concursos, turmas especiais, simulados semanais, listas de exercícios. No Elite, temos 26 anos de experiência em concursos militares, então, conhecemos essa dificuldade. Porém, é possível. O Davi e o Arthur mostraram isso. O sonho da aprovação deles se tornou nosso e as conquistas no Colégio Naval e EPCAr foram comemoradas por toda a nossa escola. Estamos muito felizes!”, comenta Camila Andrade, diretora do Elite Caxias. 

Outro aspecto central nessa caminhada foi o apoio da família. Davi lembra das concessões feitas pelos pais, que abriram mão de saídas e lazer para que ele pudesse frequentar simulados e turmas especiais. Arthur destaca a influência do pai, fuzileiro naval, e a importância das caronas e do suporte em momentos de descanso. Para ambos, a fé e os vínculos familiares foram tão importantes quanto a estrutura pedagógica e a orientação emocional dadas pela escola.

Agora, os dois olham para o futuro com entusiasmo. Mas, além dos planos, eles carregam aprendizados fundamentais: Davi descobriu a força dos pequenos hábitos, enquanto Arthur aprendeu que dedicação revela capacidades ocultas e que a maior luta é sempre contra si mesmo. Como conselho a outros jovens, eles resumem a experiência em mensagens diretas. “Continue! O tempo vai passar de qualquer jeito, então plante agora para colher depois”, diz Davi. Arthur reforça: “Estude o máximo que puder, mas não abra mão de Deus, da família e dos amigos. É isso que mantém a gente de pé”.

A história dos dois estudantes mostra que, mesmo em um cenário de desafios, dedicação, disciplina e apoio podem abrir portas para conquistas grandiosas. Davi e Arthur não apenas alcançaram seus sonhos, mas também mostraram que Magé pode ser berço de exemplos que inspiram toda a região.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *