Oficinas de arte aquecem o coração de idosos em situação de vulnerabilidade em Nova Iguaçu

Foto: Aline Mesquita

A união da arte com a solidariedade é o que tem feito a vida de idosos em situação de vulnerabilidade saírem da rotina e viverem momentos de alegria no Abrigo Luz de Escol, em Nova Iguaçu. As oficinas são idealizadas por Rosi Mohr, produtora cultural e artista da região, realizadas em parceria com a direção do local onde habitam 60 idosos das mais variadas situações. São oficinas de artesanato, malabares, teatro, canto coral e pintura, abertas também ao público interessado. Apresentações artísticas também fazem parte da programação que enriquece a rotina dos idosos.

Fundado em 1953 como instituição de cunho social e abrigo para moradores de rua, foi casa de assistencialismo por muitos anos. Em 1991 ocorreu a repaginação da instituição com o foco voltado para idosos em situação de vulnerabilidade.

Situado no Bairro da Luz, em Nova Iguaçu, o Abrigo Luz  de Escol acolhe idosos sem família. Segundo Átila Júnior, presidente em exercício desde 2022 da instituição, são idosos com demanda afetiva. Alguns possuem doença senil, outros com Alzheimer, outros com limitação de mobilidade, conta Átila.

“Qualquer movimento diferente da rotina já traz muita felicidade”, afirma Átila Junior.

Foto: Aline Mesquita

A instituição segue a cartilha do estatuto do idoso. São 30 funcionários entre cuidadores, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Todo o custo de quadro de funcionários é pago pelo salário dos idosos. Mas há outros custos como parcelamentos de impostos e acordos judiciais das gestões anteriores, conta o presidente. Na rotina dos 60 idosos há seis alimentações diárias, lavagem de roupas, quartos com ar-condicionado, itens de higiene coletiva e pessoal, medicações (principalmente as psicotrópicas não fornecidas pela farmácia popular).

O presidente conta que a sensação que as pessoas que atuam na instituição têm é de que o segmento social dos idosos não é importante para o poder público. De acordo com a legislação brasileira o idoso não tem a obrigatoriedade de votar. Imagina o idoso abandonado, sem família, reflete Átila.

“O que mantém a instituição são as doações da sociedade civil. Não temos nenhum convênio ou apoio constante da prefeitura, do estado  e do poder público. A gente se sustenta com o apoio mesmo é da sociedade civil.”

Recentemente a entidade obteve o Selo de Reconhecimento e Transparência da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Nova Iguaçu. O selo confere valor à administração do local e abre possibilidades de melhorias no horizonte. No entanto, Átila conta que o futuro é tratado dia a dia.

As ações fazem parte do projeto Bem Viver, contemplado pelo Edital de Subsídio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o apoio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG, e realização do Abrigo Luz de Escol, Ministério da Cultura e Governo Federal, com a produção da Rosi Mohr, Khefhren Jones e Átila Junior. 

“É muito importante promover atividades artísticas e culturais que humanizam o ambiente, tornando mais alegre e acolhedor. A compra de novos aparelhos de ar-condicionado, por meio do edital de subsídio do Município de Nova Iguaçu, foi algo muito bom para o Abrigo. Que seja a primeira de muitas conquistas”, diz Rosi Mohr, produtora.

Foto: Aline Mesquita

No mês de junho foram realizadas oficinas de Teatro, de Arte e Pintura com Rosi Mohr e de Malabares com Aline Mesquita. Além disso, a programação do mês contou com Leitura Entre Risos e Malabares, com a apresentação de A História do Circo com Marcos Carneiro, Serena e Aline Mesquita e de Contação Ilustrada com Ludovico Vianna e os idosos do Abrigo. Na música, os residentes do abrigo e convidados acompanharam o show de Pop Rock e MPB de Jones & Leon. 

Em julho a programação conta com oficina de canto com Israel de Castilho, show de Paula Black e festa julina apresentação do Coral do Abrigo, quadrilha Carcará e  Beto Sousa. O movimento artístico tem feito a diferença na vida dos residentes do Abrigo Luz de de Escol, conta Átila.

“Gostaria que as pessoas entendessem que pra chegarmos onde chegamos é porque esses idosos foram as pessoas que construíram o caminho. Não é porque envelheceram que é para serem colocados de lado e esquecidos.”

O conselho que fica é para que as pessoas visitem o Abrigo Luz  de Escol, conheçam o trabalho e a realidade dos idosos e doem quando for possível. É importante ter qualidade de vida na fase mais longeva da existência.

Programação das oficinas no Lar de Escol

05/07 – Sábado -14h
Oficina de Canto com Israel de Castilho

13/07 – Domingo -14 h
Show de Paula Black

19/07 – Sábado – 14h
Oficina Canto Coral com Israel Castilho 

20/07_ Domingo- 14h
Oficina de Artes e Pintura com Rosi Mohr e Fabiana Mohr

26/07 – Sábado – 14h
Festa Julina do Abrigo Luz de Escol
Apresentação de Coral com Israel Castillo e os idosos do Abrigo
Quadrilha Carcará 
Beto Sousa, sanfoneiro com Forró Raiz

Serviço:

Endereço: Rua Padre Antônio Vieira, 472, Nova Iguaçu, RJ. 
Contato: (21) 97037-2487, (21) 2667-3437, (21) 2797-3655
Inscrição para as atividades do projeto Bem Viver: 21 99269 3955
Para doação ao Abrigo Lar de Escol: PIX 1 (Tel): 21964568208 / PIX 2 (CNPJ): 30845432000164

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *