São João de Meriti firma parceria com Firjan para melhorar acessibilidade urbana

A Prefeitura de São João de Meriti e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) firmaram, nessa quinta-feira (30/01), um convênio para a implantação do programa Calçada Acessível. A iniciativa busca melhorar a infraestrutura urbana da cidade, garantindo mais acessibilidade em calçadas e espaços públicos.

A formalização da parceria ocorreu no gabinete do prefeito Léo Vieira, com a presença do vice-presidente da Firjan e coordenador do programa, Marcelo Kaiuca, além de secretários municipais e técnicos da federação.

O programa Calçada Acessível é resultado de uma parceria entre a Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Com apoio da Prefeitura, equipes técnicas irão desenvolver um manual padronizando a construção, manutenção e reforma das calçadas, com atenção especial à mobilidade de idosos e pessoas com deficiência.

Para o prefeito Léo Vieira, o programa representa um avanço na infraestrutura viária do município.

“É com grande satisfação que firmamos esta parceria para a modernização da infraestrutura viária, que vai garantir uma cidade mais acessível, segura e sustentável. Construir um espaço urbano inclusivo é um compromisso com a qualidade de vida dos meritienses, além de revitalizar Meriti e atender às necessidades de acessibilidade”, destacou o prefeito.

Foto: Gilberto Rocha

Impacto econômico e social

O coordenador do programa, Marcelo Kaiuca, ressaltou que a iniciativa pode transformar a dinâmica econômica da cidade, atraindo investimentos e impulsionando o comércio local.

“O programa visa organizar as cidades, oferecendo mais condições de mobilidade para todos os cidadãos. Temos exemplos de regiões que conseguiram mudar a realidade dos negócios, atraindo mais investimentos e impulsionando o comércio somente por oferecer melhor estrutura nas calçadas”, afirmou Kaiuca.

Já o arquiteto e urbanista da Firjan, Luiz Gustavo Guimarães, pontuou os desafios de promover acessibilidade em um município tão adensado como São João de Meriti.

“São João de Meriti possui aproximadamente 13.200 habitantes por km², o que a coloca entre as cidades mais adensadas da América do Sul. Esse é um ponto de atenção no que diz respeito à mobilidade ativa da cidade, pois projetar acessibilidade em cidades já consolidadas é um grande desafio para os municípios brasileiros”, explicou o especialista.

O programa Calçada Acessível também ajudará a Prefeitura a se adequar à Lei Brasileira de Inclusão (LBI) 13.146/2015 e ao Decreto Federal 5.296, garantindo que o município ofereça melhores condições de locomoção para todos os cidadãos.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *