Após dois meses de interrupção, o atendimento ao Cadastro Único (CadÚnico) em Belford Roxo foi retomado na última quarta-feira (29/01). A paralisação ocorreu ainda na gestão anterior, e desde então, a nova administração da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome trabalhou para reestruturar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e restabelecer o serviço à população.
A retomada do atendimento exigiu uma série de vistorias nas unidades dos CRAS, que foram encontradas em condições precárias, segundo o secretário da pasta, Diogo Bastos.
“Estamos percorrendo os CRAS e essa retomada do atendimento está indo bem. Precisamos de vários dias de recuperação desses equipamentos para receber a população, pois o estado que encontramos era lamentável. Não havia como retomar de imediato, a partir do dia 2 de janeiro”, explicou o secretário.
Entre os problemas identificados estavam a falta de internet em várias unidades e instalações deterioradas, que ofereciam risco tanto para servidores quanto para os usuários do serviço.
“Foi necessário reabrir esse atendimento dias depois da nossa chegada. Com muito trabalho e dedicação de todos, voltamos”, acrescentou Bastos.
Atenção à população e capacitação dos servidores
Antes da reabertura, os servidores do CadÚnico participaram de reuniões com a direção da Secretaria para preparar a retomada do serviço. Além disso, novas capacitações estão sendo planejadas para aprimorar o atendimento.
No dia do retorno, gestores da pasta percorreram as unidades, acompanhando de perto o reinício do atendimento e oferecendo orientações à população.
“O acolhimento é fundamental. Fizemos questão de estar junto da população. Havia uma justa ansiedade por esse dia. Afinal, o CadÚnico diz respeito a uma considerável parcela da população de Belford Roxo, que precisa muito de cuidados e dos benefícios. E é da missão da assistência social zelar por eles”, finalizou Bastos.
A expectativa da Secretaria é de que, com a reestruturação, o serviço seja ampliado e ofereça mais qualidade no atendimento aos moradores que dependem dos benefícios sociais.
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