Prefeitura realiza visita técnica nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Estrela dos Mares

A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo, realizou na última quinta-feira (23) uma visita técnica às ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Estrela dos Mares, localizada no Parque Estrela. O objetivo da ação foi levantar dados para a elaboração de desenhos técnicos que servirão como base para um projeto de escoramento, mapeamento de danos e preservação do Sítio Arqueológico da Vila da Estrela.

Leia também:
Conheça a extinta Vila de Estrela – Uma cidade fantasma em Magé

O secretário de Habitação e Urbanismo, Marcos Pencai, destacou a importância da etapa para a conservação do local histórico.

“Essa etapa foi muito importante, pois é a partir dela que conseguiremos identificar os problemas e propor as soluções necessárias para a conservação da construção. Esse levantamento de hoje é prova do compromisso dessa gestão com o patrimônio histórico e arqueológico do município, no sentido de compatibilizar o patrimônio arqueológico com o ordenamento territorial”, explicou.

Foto: Arquivo Pessoal

A história da Capela de Nossa Senhora da Estrela dos Mares

Fundada por volta de 1650, a capela foi uma importante construção religiosa na antiga Vila da Estrela, que desempenhou papel crucial no período colonial e imperial. Localizada em um trecho estratégico do Caminho Novo das Minas Gerais, principal rota comercial da época aurífera e cafeeira, a capela testemunhou o auge e a transformação da região.

Entretanto, com as mudanças nas dinâmicas urbanas e econômicas, a capela foi abandonada em 1893. Hoje, as ruínas remanescem como símbolo da rica história de Magé, sendo reconhecidas como patrimônio cultural. O local é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e classificado como sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *