Abril Azul: Especialistas da Segmedic comentam sobre o transtorno do espectro autista

Instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas – a campanha Abril Azul tem como objetivo conscientizar a população sobre o autismo e destacar a importância de entender o transtorno do espectro autista. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o autismo afeta aproximadamente 1 em cada 160 crianças em todo o mundo. Trata-se de um transtorno neurológico que impacta a comunicação e a interação social, apresentando diferentes manifestações, desde leves até mais intensas. O diagnóstico detalhado é realizado por profissionais da saúde.

O autismo geralmente é diagnosticado na infância, mas em alguns casos pode ter um diagnóstico tardio, na fase adulta. As principais características de uma pessoa com o transtorno podem incluir dificuldades na comunicação e sociabilidade, padrões de comportamento repetitivos, sensibilidade sensorial, podendo ser hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos sensoriais e dificuldades na compreensão e na expressão de linguagem verbal e não-verbal.

O diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e a conquista de uma vida plena. A intervenção multidisciplinar, com profissionais como psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais, é fundamental para o progresso individual. 

“Às vezes há preconceito de não querer procurar diagnóstico, a menos que seja algo extremamente grave, ainda há muito estigma envolvido. A dificuldade de acesso a exames como avaliação neuropsicológica e acompanhamento multidisciplinar também acaba atrapalhando’’, comenta o neuropediatra André Vanzan que atende na Segmedic.

Existem várias opções de tratamento para pessoas com TEA. 

‘’Algumas opções são intervenção comportamental, terapia ocupacional e fisioterapia, intervenção educacional, terapia de fala e linguagem e tratamento médico. É importante que o tratamento seja personalizado de acordo com as necessidades individuais da pessoa e que envolva uma equipe multidisciplinar de profissionais incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos e educadores’’, explica a psiquiatra Beatriz Cavalcante que atende na Segmedic.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *