De pai pra filho: conheça a história de campeão do Boteco do Teixeira 

Cria de Duque de Caxias, Sandro Teixeira é o criador do “Bomboteco”, petisco que ficou em 1° lugar no concurso Comida Di Buteco de 2023.

Há cinquenta anos, o português José Teixeira, abriu uma das primeiras lanchonetes da cidade de Duque de Caxias. Seu filho, Sandro Teixeira, cresceu na cozinha o ajudando e, até montar o seu próprio boteco, ele empreendeu em diferentes áreas. Com os negócios bem sucedidos, Sandro decidiu investir no que aprendeu durante a sua vida e comprou a loja que hoje abriga o bar. Em 2012, quando fazia uma reforma no local, seu pai desenvolveu problemas no coração e a partir daí, decidiu intitular o restaurante com o sobrenome da sua família paterna. Nascia aí o Boteco do Teixeira.

Até o ano passado, o pai de Sandro participou de forma ativa do seu empreendimento na Baixada Fluminense e viu o filho ficar entre os finalistas do Comida Di Buteco nos anos anteriores. No dia 29 de novembro de 2022, seu José Teixeira morreu e, como forma de homenageá-lo, o filho continuou à frente do estabelecimento decidido a ganhar o 1° lugar do concurso. 

Dificuldade de empreender na Baixada Fluminense 

Quando perguntado sobre as maiores dificuldades de empreender na Baixada, o campeão fala que ainda existe uma certa discriminação em relação a região e que seu maior desafio é mudar a percepção das pessoas.

“Quando você está no Rio e você fala que é da Baixada, o cara já enxerga que aqui é só sangue e violência, ele não enxerga a qualidade, a competência dos administradores, dos empreendedores e tudo que tem aqui, não só da gastronomia, mas os variados ramos”, destaca Sandro Teixeira.

Morador do bairro 25 de Agosto, Sandro, que criou o petisco campeão junto com a sua esposa, pretende ficar e fortalecer a gastronomia de Caxias e toda a região. Assim como seu pai, ele quer deixar seu legado e prosperar com o seu empreendimento, transformando o olhar das pessoas em relação à Baixada.

Bombom salgado será que vai dar certo?

Foto: Reprodução / Comida di Buteco

O nome do restaurante tem origem portuguesa e para linkar com a culinária, hoje, seu carro chefe são os bombons crocantes com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, servidos com um delicioso molho especial, o campeão Bomboteco

O petisco campeão veio da ideia de fazer algo que ninguém nunca fez. Sandro sempre prezou pela autenticidade e gosta de inovar. Pensando na estratégia do prato que seria oferecido mais a proximidade da Páscoa com a data de abertura do concurso, ele uniu o período pascal a sua criatividade na cozinha

“Os nossos petiscos eram fora da curva, e quando fiquei sabendo que o concurso seria na páscoa, decidi entrar com um bombom, fazer um bombom de bacalhau embalado no bacon. Primeiro criamos a caixa do bombom e depois criamos o petisco”, explica. 

Agora o dono do Boteco do Teixeira se prepara para a segunda fase do Comida di Buteco, onde jurados de todos o Brasil vão até o estabelecimento experimentar o petisco premiado e decidem qual é o melhor do Brasil.

Entrevista Boteco do Teixeira

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *