A sexta matéria da série sobre os candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro é com um dos nomes mais polêmicos desta eleição: Wilson Witzel. Inelegível por conta do processo de impeachment sofrido em 2021, Witzel conseguiu o aval do Partido da Mulher Brasileira (PMB) para concorrer, mas ainda depende da liberação da Justiça Eleitoral.
Nascido em Jundiaí, Witzel tem 54 anos e entrou para a política em 2018. Considerado azarão, o ex-juiz federal cresceu nas últimas semanas aproveitando o efeito Bolsonaro e se elegeu para governador no segundo com 59,87% dos votos válidos contra 40,13% de Eduardo Paes.
Em agosto de 2020, Witzel foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeita de corrupção. Foi acusado de cometer fraudes na contratação de organizações sociais que eram responsáveis pela construção de hospitais de campanha durante a pandemia. No ano seguinte, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votou o processo de impeachment, que definiu sua saída definitiva e o deixou inelegível por cinco anos.
Com isso, Witzel se tornou o primeiro governador a ser afastado definitivamente do cargo por processo de impeachment na história do Brasil, desde que o país se tornou uma República.
Programa de Governo
De volta à política, Witzel concorre justamente contra o seu ex-vice, o atual governador Cláudio Castro. Mais uma vez o candidato adota o discurso antissestema. No entanto, não apresentou programa de governo ao TSE.
Informações
- Wilson José Witzel
- Partido: PMB
- Vice: Sidclei Bernardo
- Estado Civil: Casado
- Ocupação: Advogado
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).