A presença de três dos quatro principais candidatos ao Governo do Rio, segundo as pesquisas de intenção de voto, demonstra a força que a Baixada Fluminense terá nas eleições deste ano. E já era esperada essa maior presença, levando-se em conta a troca de farpas sobre a região no primeiro debate realizado pela Band.
O governador Cláudio Castro (PL) leva grande vantagem sobre seus adversários. Primeiro porque tem como vice o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), que é uma das principais lideranças da Baixada. Além disso, com o dinheiro da venda da Cedae, Castro conseguiu levar diversos investimentos para região e construiu alianças importantes com os prefeitos. No primeiro evento de sua campanha, inclusive, esteve em Nova Iguaçu ao lado do prefeito Rogério Lisboa (PP).
Enquanto isso, Marcelo Freixo (PSB) luta para mostrar que se importa com a região. Após o debate, sua equipe fez questão de desmentir a afirmação de Cláudio Castro de que como deputado não mandou verbas para a Baixada. Isso parece ter acendido um sinal de alerta na equipe de campanha. Desde então, Freixo e sua equipe mudaram a postura em relação ao tema. Tanto que na abertura de sua campanha fez uma viagem de trem até Duque de Caxias para conversar com a população.
Quem escolheu a Baixada para estar no primeiro dia de campanha foi Paulo Ganime (Novo). O candidato esteve na estação de trem de Nova Iguaçu.
Após anos esquecidas, os políticos parecem ter descoberto o potencial da Baixada. Não é a toa, afinal são mais de 3 milhões de votos. Candidatos da região estão sempre entre os mais votados, tanto para o legislativo estadual quanto para o federal. Agora, são os governadores que buscam esses votos que podem decidir uma eleição.
Agora é aguardar o desenrolar das eleições para conhecermos as propostas de melhorias e avaliar quais são realmente possíveis e quais são apenas para enganar a população.
O que disseram os candidatos?
“Eu resolvi começar pela Baixada para demonstrar que finalmente a baixada tem o respeito e um carinho por parte do governador. Esse respeito e carinho é tão grande que pel primeira vez desde a redemocratização o vice-governador será da Baixada”
Claudio Castro
“Pra gente representa muito começar a campanha no coração da Baixada, começar a campanha em Duque de Caxias. A Baixada vai ser o centro. A Baixada tem que estar no orçamento. Vamos resolver a questão da supervia, vamos recuperar o Arco Metropolitano. Vamos trazer emprego para Baixada que precisa aqui”
Marcelo Freixo
“Hoje começamos em Nova Iguaçu, em frente a estação de trem, lá a gente pode conversar com as pessoas, inclusive sobre mobilidade urbana e os problemas da supervia. E a gente vivenciou isso hoje com os trabalhadores indo de Nova Iguaçu para a Central do Brasil”
Paulo Ganime
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).