Corpo de Bombeiros vistoria ferros-velhos da capital e da Baixada Fluminense

O Governo do Estado está realizando, nesta sexta-feira (15/7), mais uma ação de combate à irregularidades no funcionamento de ferros-velhos na capital e na Baixada Fluminense. Desta vez, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) executou uma operação de vistoria em 110 estabelecimentos. A ação conta com o apoio das polícias Civil e Militar e do Detran.

“A fiscalização verifica se os estabelecimentos cumprem as normas e exigências previstas no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico”, disse o governador Cláudio Castro..

Os ferros-velhos já vinham sendo alvos de ações da polícias Civil e Militar para coibir a atuação de grupos criminosos, evitando, assim, vandalismo e furtos de cabos e equipamentos, entre outros delitos.  

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro, as estatísticas corroboram com este tipo de ação.

“Só no primeiro semestre de 2022 contabilizamos cerca de 340 incêndios em ferros velhos. Em todo o ano de 2021, foram cerca de 460. Um aumento expressivo que nos leva a iniciativas estratégicas e integradas como esta operação” disse o coronel Leandro.

Ferros-Velhos na mira da Polícia Civil

As ações da Polícia Civil têm resultados positivos no combate, por exemplo, ao roubo e furto de materiais de concessionárias de serviço público comercializados em ferros-velhos. Com as operações Caminhos do Cobre e da Força-tarefa, o Estado registrou a apreensão de mais de 350 toneladas de cobre e outros materiais.

Ao todo, a Polícia Civil já executou ações em mais de 150 ferros-velhos e recicladoras, o que proporcionou a prisão de 76 prisões de receptadores desses materiais.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *