
O governador Claudio Castro (PL) e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), anunciaram na sexta-feira (21/01), a canalização de um trecho de 2.500 metros do Rio Roncador, no bairro Nova Campinas. As obras, que estão orçadas em cerca de R$ 40 milhões, serão executadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
– Hoje foi mais um dia histórico em Duque de Caxias. Lançamos uma obra tão sonhada e que vai acabar de vez com as enchentes nessa região, beneficiando milhares de moradores. Quero agradecer imensamente ao nosso governador por essa parceria vitoriosa, que vem garantindo recursos para a melhoria de vida da nossa população – destacou o prefeito Washington Reis.
O Rio Roncador costuma provocar alagamentos na região nos períodos de fortes chuvas e tem se tornado grande dor de cabeça para os moradores. Com a intervenção, a região também vai ganhar área de lazer e entretenimento, beneficiando outros bairros como Barro Branco, Jardim Anhangá e Parque Paulista.
– Uma intervenção estruturante como essa devolve dignidade às pessoas e traz tranquilidade para que elas possam viver sem se preocupar com as chuvas, além de ganharem espaço de lazer e convivência – destacou o governador Cláudio Castro.

Programa Limpa Rio
A parceria entre o Estado e a Prefeitura para amenizar o impacto das enchentes não é novidade em Duque de Caxias. No ano passado, o governo levou ao município o Programa Limpa Rio, que já atuou na limpeza e no desassoreamento de rios em diversos bairros.
– Essa é mais uma ação que vai garantir qualidade ambiental e segurança para a população. Já estávamos atuando em todo estado de forma preventiva através do Limpa Rio, e agora reforçamos esse trabalho com obras de recuperação ambiental como essa – disse o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Paralelamente ao Programa Limpa Rio, a Prefeitura de Duque de Caxias executa o Programa de Combate às Enchentes da Prefeitura desde 2017. Até aqui já limpou e desassoreou mais de 300 quilômetros de rios, canais e valões no município. Em algumas regiões, apesar das campanhas de conscientização da população sobre a importância de não jogar lixo nos rios, as máquinas da Prefeitura ainda continuam retirando objetos lançados pelos moradores, como sofás, troncos de árvores, fogões e geladeiras, além de muito lixo despejado às margens dos córregos que deságuam na Baía de Guanabara.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).