
Importantes para o escoamento da produção agrícola, as estradas Pedra Lisa, Rio D’Ouro, da Polícia e trecho da Nossa Senhora Aparecida, em Japeri, começaram a receber as obras para recuperação das vias nesta terça-feira (25/01). O trabalho é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca.
O coordenador de Engenharia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, Roberto Isídio, acompanhou a chegada das máquinas e caminhões que serão utilizados na revitalização das estradas e ruas, por meio do Programa Estrada AgroRio.
– O Agrorio chega para fazer toda infraestrutura das estradas rurais e vicinais. Ele facilita o escoamento da produção e ainda serve para melhorar a vida dos moradores do entorno – explicou o engenheiro.
Embora tenham passado por melhorias no início da atual gestão, as estradas foram incluídas no Programa Estrada AgroRio, que irá recuperar, com brita, cerca de 10,5 quilômetros de vias. A obra será executada pela empresa Loc Tech.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício da Silva, a revitalização da Estrada Pedra Lisa, por exemplo, terá grande relevância. Por ela são escoadas a maior parte da produção agrícola da região, como aipim, quiabo, batata doce, abacaxi e outros produtos.
– Estimamos que sejam produzidos aqui mais de 12 toneladas de aipim. Além de outras culturas importantes como a piscicultura (produção de peixe) de corte e ornamental. A chegada dessas melhorias para a região vai ajudar muito o desenvolvimento da produção rural, ou seja, melhorando ainda mais a mobilidade rural – disse o secretário.
A região da Pedra Lisa concentra a maioria dos produtores agrícolas do município. Além disso, as melhorias são importantes, principalmente, para a Estrada Rio D’Ouro que tem 5,5 quilômetros e liga a cidade a Nova Iguaçu.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).