Prefeitura de Magé inaugura busto em homenagem a líder quilombola Maria Conga

Foto: Eduardo Campos / PMM

Importante personagem da história de Magé, a líder quilombola Maria Conga foi homenageada, neste domingo (28/11), com um busto no Píer da Piedade, um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade. A inauguração ocorreu durante o evento Arte na Praça e se deu como iniciativa das secretarias municipais de Governo, de Esporte e de Comunicação e Eventos. 

– Ao longo deste mês, a Prefeitura, por meio das diversas secretarias, realizou várias intervenções para comemorar o Mês da Consciência Negra. E, aqui, hoje, estamos finalizando as comemorações, deixando a data marcada para sempre no calendário do município – declarou o secretário de Comunicação, Bruno Lourenço.

Maria Conga

Apesar do dia nublado, muitas pessoas foram ao píer caminhar e aproveitaram para participar do evento. Realizado pela artista Cristina Febrone, o busto de Maria Conga foi apresentado à população com uma placa que conta, resumidamente, a história da líder guerreira que veio escravizada do Congo e lutou pela libertação do povo negro no Brasil. 

Nascida em 1792, filha de um rei africano, foi retirada da sua terra em um navio negreiro que a trouxe para a Bahia por volta de 1804. Aos 18 anos, Maria teria sido vendida a um senhor de engenho de Magé e, aos 24 anos, novamente comercializada para um conde. Conquistou a alforria aos 35 anos e fundou o quilombo Maria Conga na cidade, para proteger e cuidar dos negros que fugiam dos açoites nas senzalas.

Projeto Arte na Praça

O Arte na Praça também teve muita música com a apresentação de MPB da cantora Vitória Moraes, jurada do Canta Magé, e de pagode do grupo Só Alegria. O secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Geilton Câmara, aproveitou a ocasião e fez um balanço do projeto, que terá uma edição natalina, no próximo mês, em Pau Grande.

– Hoje, é uma edição especial por conta da Consciência Negra, com atividades típicas como a capoeira, o artesanato e a culinária da comunidade negra. No geral, o projeto tem sido muito legal, chamando atenção de moradores e turistas – comentou, revelando que foi a primeira vez que o evento aconteceu na Piedade.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *