
A sessão plenária dessa terça-feira (09/11) na Câmara Municipal de Nova Iguaçu teve diversos temas sendo discutidos e alguns votados em forma de projeto de lei, como o apresentado pelo presidente da Casa, Dudu Reina (PDT), que institui a Semana Municipal do Lixo Zero.
Aprovado em primeira discussão, o projeto de lei 158/2021 tem como objetivo proporcionar ambiente para a discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, o Poder Público, iniciativa privada e população em geral.
– Queremos fomentar a economia solidária e a inclusão social, incentivar o consumo consciente, disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica – explicou Dudu.
Também foram aprovados em primeira discussão os projetos de lei 155/2021 (Alexandre da Padaria – PSD e Dudu Reina – PDT), que inclui a Semana Municipal do Fotógrafo (a ser comemorada na semana do dia 8 de janeiro) no calendário oficial da cidade; 159/2021 (Alexandre da Padaria – PSD), que cria o Dia DeMolay, em homenagem à Ordem DeMolay, que forma jovens líderes pelo mundo todo; e 160/2021 (Claudio Haja Luz – REP), que institui o Dia Municipal do Grupo Arimateia, grupo da Igreja Universal do Reino de Deus.
A mensagem do Executivo que regulamenta o Regime de Previdência Complementar (RPC), conforme determina a Constituição Federal, voltado para os novos servidores, foi aprovada em 2ª e última discussão.
Dois projetos foram lidos no Expediente e encaminhados às Comissões Pertinentes para emissão de parecer. Um que cria o Dia do Motofretista, Motoboy e Mototaxista, do vereador Maninho de Cabuçu (Cidadania); e outro que institui o Dia Municipal dos Profissionais de Saúde, de autoria dos vereadores Claudio Haja Luz (REP), Dr. Marcio Guerreiro (PP) e Maninho de Cabuçu (Cidadania).
O vereador Felipinho Ravis (SDD) narrou um fato que ocorreu com ele no final de semana e que está relacionado a um tema importante não só para os vereadores como para toda a sociedade: a segurança pública.
– Espalharam uma Fake News terrível envolvendo minha pessoa. Enviaram uma foto de um carro metralhado, uma foto oficial minha e um texto dizendo que eu havia sofrido um atentado. Todos os meus familiares ficaram apavorados. Centenas de pessoas receberam a mensagem pelo aplicativo WhatsApp. Fiz um registro na Delegacia 52 e a ocorrência foi caracterizada como ameaça de autor desconhecido – contou.
O presidente Dudu Reina se solidarizou com Felipinho e afirmou que providências cabíveis serão tomadas pelo Poder Legislativo no sentido de garantir mais segurança aos vereadores.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).