
Manter viva a história e preservar o saber. É com este objetivo que o Governo do Estado irá reformar a “Fábrica do Conhecimento”, como é conhecido o prédio histórico que abriga o Polo Regional de Paracambi, na Baixada Fluminense. Por meio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ), a Secretaria de Infraestrutura e Obras executará a reforma parcial do espaço. O edital de licitação para execução da obra já foi publicado na sexta-feira (15).
O projeto de reforma da Fábrica do Conhecimento seguirá as normas de acessibilidade e preservação. Não haverá interferência na arquitetura do imóvel, que ocupa hoje uma área construída de 2.413,69 metros quadrados. Tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), o edifício será beneficiado com a implantação de um elevador panorâmico e a construção de uma escada externa com acesso a todos os andares.
Veja como vai ficar:
Construído em 1870, onde funcionava a antiga fábrica de tecidos Companhia Brasil Industrial, o prédio se consolidou como um símbolo histórico e cultural da cidade, marco da industrialização no país e do desenvolvimento econômico da região. Atualmente, uma parte do imóvel também abriga o Polo Cederj Paracambi, administrado pelo Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), do Governo do Estado.
– Queremos cada vez mais consolidar o Polo e a cidade de Paracambi como disseminadores de conhecimento e desenvolvimento para os moradores da região. Vamos aumentar o número de salas de aula e criar condições de acessibilidade ao edifício. A reforma no espaço será criteriosa e respeitará a história e arquitetura deste equipamento tão importante para a Baixada Fluminense – ressaltou o governador Cláudio Castro (PL).
O secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, destaca o valor histórico do imóvel. Segundo ele, a Fábrica do Conhecimento no Polo Paracambi é um símbolo da história da industrialização no Estado e no país.
– É um espaço precioso, guardado na memória afetiva e na história de gerações de famílias de trabalhadores e estudantes de toda aquela região, tanto no passado como no presente. É um cartão-postal de Paracambi, que enche de orgulho a Baixada e o Estado do Rio de Janeiro – declarou o secretário Max Lemos.
Como será o projeto?
No primeiro andar o projeto prevê a criação de oito laboratórios, quatro salas de aula e uma de estudo, além de uma biblioteca e de uma área que será destinada à parte administrativa. No segundo andar, serão instaladas 12 salas de aula e oito tutoriais, uma sala de informática e um auditório com capacidade para 156 lugares. O Termo de Cooperação Técnica para reforma do Polo foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 19 de agosto e a previsão é de que a obra seja concluída em cerca de 270 dias.
Referência na Baixada Fluminense
Para boa parte da comunidade, a unidade do Cederj – que completou, em 2021, duas décadas de existência em Paracambi – é a única forma de acesso ao ensino superior em universidades públicas. Além dos que residem no município, a unidade atende os moradores de cidades vizinha, como Japeri, Queimados, Seropédica, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), comemorou a reforma da Fábrica do Conhecimento.
– É muito bom saber que o estado vai implementar melhorias na Fábrica do Conhecimento, pela qual tenho um carinho especial. Quando fui prefeito de Paracambi, transformei a antiga Fábrica de Tecidos Brasil Industrial nesse importante polo educacional onde hoje estudam mais de 10 mil alunos, que têm acesso a cursos superiores, pós-graduação, pré-vestibular social, Escola de Música Villa Lobos e muitas outras atividades. A educação transforma e precisamos cada vez mais qualificar o ensino para as nossas crianças e jovens – comentou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).