
Integrantes do Consórcio de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF) se reuniram com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, nessa quarta-feira (14/07), em Brasília, para firmar uma parceria com o Governo Federal, que irá aportar R$ 20 milhões para a implantação do Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada Fluminense (CICC-BF). O equipamento vai facilitar a atuação conjunta e coordenada de diferentes instituições para a rápida solução de problemas, principalmente na área da segurança, unindo órgãos do estado, municípios e Governo Federal em uma central de monitoramento.
Além do ministro de Justiça e Segurança Pública, também participaram do encontro o deputado federal Gutemberg Reis (MDB), o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) e os prefeitos Glauco Kaizer (SD/Queimados) e Marina Rocha (PMB/Gupimirim).
Esse projeto vai revolucionar o combate a criminalidade e ser um exemplo no país, integrando todas as forças de segurança com inteligência e planejamento.
Gutemberg Reis
O CISPBAF é presidido pelo prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), que não pode participar da reunião por causa da covid-19, e é composto por 16 municípios (os 13 da Baixada Fluminense, mais as cidades de Angra dos Reis, São Gonçalo e Itaboraí).
Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada Fluminense
O CICC-BF foi criado por meio da Lei nº 8.550, de 03 de outubro de 2019, de autoria dos deputados Rosenverg Reis (MDB), André Ceciliano (PT), Marcio Canella (MDB) e Danniel Librelon (Republicanos) e, assim que for implementado, vai atender aos municípios integrantes do CISPBAF.
O CICC-BF irá trabalhar em conjunto com as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federa; Corpo de Bombeiros Militar; SAMU; Guardas Municipais; Defesa Civil; Companhias de Tráfego dos municípios e representantes das concessionárias de Rodovias Estaduais e Federais e das Concessionárias de Transporte Público.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).