
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começaram a fazer a limpeza e o desassoreamento de um trecho de 4.400 metros do Rio Magé Mirim, em Guapimirim, essa semana. A iniciativa, mais uma do Programa Limpa Rio, tem como objetivo contribuir para minimizar as inundações decorrentes de transbordamentos.
A expectativa é retirar 48.400 metros cúbicos de sedimentos desse corpo hídrico para destinação ambiental adequada. Em 2020, o Inea retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.
– O trabalho do Limpa Rio cumpre um papel fundamental de prevenção do impacto das chuvas e também da recuperação de rios e canais pelo estado. Estamos trabalhando muito para alcançar cada vez mais municípios – explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Programa Limpa Rio na Baixada
Desde janeiro, o órgão ambiental estadual realiza intervenções em 30 corpos hídricos de 20 cidades, entre elas oito da Baixada Fluminense: São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Japeri, Seropédica, Magé, Itaguaí e agora Guapimirim.
Siga o BAIXADA POLÍTICA nas redes sociais (Facebook e Instagram).