O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu na manhã deste domingo (16/05), aos 41 anos, vítima câncer. Ele estava internado desde o dia 2 de maio na capital paulista, quando se licenciou da prefeitura. Covas deixa um filho de 15 anos.
Nascido em Santos, no litoral paulista, Covas era filho do engenheiro Pedro Lopes com Renata Covas, a única filha de Mário Covas. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), iniciou sua carreira política em 2004 ao concorrer como vice-prefeito para Prefeitura de Santos.
A primeira vitória em eleições veio somente aos 26 anos, quando foi eleito deputado estadual por São Paulo. Quatro anos depois foi reeleito com o maior número de votos. Em 2014, chegou ao congresso nacional ao ser eleito deputado federal. Porém, não terminou o mandato, pois decidiu concorrer como vice-prefeito de João Dória (PSDB) em 2016.
Após Dória vencer a eleição para governador de São Paulo, Covas assumiu a Prefeitura e foi reeleito no ano passado.
Em 2019, começou sua luta contra o câncer. Chegou a ser internado algumas vezes, afastando-se do cargo; disputou e venceu a eleição em 2020; mas no início de maio deste ano seu estado de saúde piorou e Covas não resistiu.
Homenagens
Políticos da Baixada Fluminense prestaram uma última homenagem ao prefeito de São Paulo em suas redes sociais, inclusive adversários políticos, que deixaram as diferenças de lado e mostraram empatia ao confortar familiares de Covas com palavras em um momento tão difícil.
Confira:
Claudio Castro (PSC) – Governador
André Ceciliano (PT) – Deputado Estadual
Washington Reis (MDB) – Prefeito Duque de Caxias
Rogério Lisboa (PP) – Prefeito Nova Iguaçu
Dr. João (DEM) – Prefeito São João de Meriti
Gutemberg Reis (MDB) – Deputado Federal
Juninho do Pneu (DEM) – Deputado Federal
Rosangela Gomes (Republicanos) – Deputada Federal
Doutor Luizinho (PP) – Deputado Federal
Alana Passos (PSL) – Deputada Estadual
Rosenverg Reis (MDB) – Deputado Estadual
Danniel Librelon (Republicanos) – Deputado Estadual
Max Lemos (PSDB) – Deputado Estadual
Marcelo Dino (PSL) – Deputado Estadual
Siga o BAIXADA POLÍTICA nas redes sociais (Facebook e Instagram).