Caxiense recebe diploma Leolinda Daltro por destaques na luta pelos direitos das mulheres

Dez mulheres que se destacaram de forma relevante em seus campos de atuação na luta pela igualdade, cidadania e direitos das mulheres fluminenses receberam o diploma Leolinda Daltro pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Umas das homenageadas foi a assistente social Ana Maria Leone de Jesus, indicada pelo Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias. A premiação é prestada pela Alerj há 18 anos e este ano acontece no Dia Nacional da Mulher.

Devido à pandemia, a equipe da comissão procedeu, na quarta-feira (28/04) e na quinta-feira (29/04), a entrega de flores e do diploma na residência das homenageadas, que são lideranças comunitárias, delegadas, advogadas, assistentes sociais, líderes de movimentos sociais e de mulheres, indicadas por diferentes instituições, movimentos e organizações de defesa das mulheres.

Quem foi Leolinda Daltro?

Leolinda Daltro foi uma professora precursora do feminismo no Brasil. Nasceu na Bahia em 1859 e viveu na cidade do Rio de Janeiro grande parte de sua vida, atuando, em meio à implantação do projeto republicano de Estado, no magistério público e no movimento pelos direitos das mulheres. Em 1910, fundou o primeiro partido político feminista brasileiro: Partido Republicano Feminino, além de fundar três jornais dedicados à mulher. Em 1917, durante a República Oligárquica, liderou uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres no país.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *