Governo do Estado inaugura hospital para tratamento da covid-19 na Baixada

Foto: Eliane Carvalho / Governo do Estado

Prefeitos, deputados e vereadores de diferentes municípios da Baixada Fluminense estiveram presentes na inauguração do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERC), em Nova Iguaçu, nesse sábado (03/04).  Por conta do agravamento da pandemia, o governador em exercício, Claudio Castro (PSC), decidiu adiantar a abertura da unidade em duas semanas, tendo em vista que inicialmente ela irá funcionar no atendimento exclusivo de pacientes da Covid-19.

– Os primeiros pacientes devem chegar entre a noite de hoje e amanhã. Em pouco mais de dez dias, abrimos 547 novos leitos. É fruto de trabalho, parceria e articulação. No início de março, anunciei que a abertura seria dia 15 de abril. No entanto, antecipamos para ampliar o atendimento nesse momento de aumento do número de casos de Covid-19. Outros leitos serão abertos nos próximos dias – afirmou Castro.

Com capacidade para atendimentos de média e alta complexidades, a unidade hospitalar tem 11.592,44 metros quadrados e estrutura similar aos hospitais de grande porte do estado do Rio. São três módulos ambulatoriais e um administrativo, permitindo abertura de até 300 leitos. A unidade conta com 60 leitos de UTI e 90 enfermarias, ainda tem refeitório, laboratório de análises clínicas, centro de imagem, necrotério, estação de tratamento de esgoto, central de gases medicinais e subestação de energia. Há ainda um sistema de filtragem de água para hemodiálise.

Ao todo, serão cerca de 500 profissionais trabalhando na nova unidade da rede estadual, entre médicos, enfermeiros, maqueiros, administrativos e auxiliares, entre outros.

Como não haverá atendimento de emergência, o acesso será por meio da Central Estadual de Regulação (CER) de forma gradativa, atendendo a critérios técnicos.

Dr. Ricardo Cruz

A unidade recebeu o nome em homenagem ao Dr. Ricardo Cruz, que morreu em 2020, vítima da Covid-19, aos 66 anos. O médico foi um dos mais brilhantes cirurgiões do país na especialidade crânio-maxilo-facial e ficou conhecido não somente pela capacidade técnica, mas também pela compaixão que dedicava a todos os seus pacientes na sua prática diária.

Veja o que disseram alguns políticos que participaram da inauguração:

Gutemberg Reis (MDB) – Deputado Federal

“Isso é justiça social. É gratificante fazer parte de um governo que tem olhar diferenciado para a saúde. Sei que contribuí bastante sendo um dos deputados federais que mais encaminhou recursos para a área”.

Rosangela Gomes (PRB) – Deputada Federal

“O hospital modular vai ajudar muito, mas ainda temos o Hospital Iguaçu para ser reaberto e peço ao senhor que olhe por essa reivindicação porque nós precisamos dar um atendimento digno de saúde aos munícipes de nossa cidade. E eu falo com coração e com alma, porque sou nascida, criada e moro em Nova Iguaçu e sei da nossa necessidade”

Dr. Luizinho (PP) – Deputado Federal

“Esse hospital vai ajudar no combate à pandemia em Nova Iguaçu e na Baixada. Sigo lutando pela saúde do nosso país”.

Juninho do Pneu (DEM) – Deputado Federal

Essa era uma grande necessidade da nossa região para desafogar o Hospital da Posse, principalmente neste momento da pandemia. Serão 90 leitos de enfermaria e 60 leitos de UTI. Vamos avançando para salvar vidas. Mas não podemos deixar de nos cuidar, use máscara, evite aglomerações, use álcool gel e se puder fique em casa. Juntos venceremos.

Léo Vieira (PSC) – Deputado Estadual

“Isso aqui é uma grande marca para a Baixada Fluminense. A Baixada Fluminense que muitos e muitos anos foi esquecida pelos governos que passaram e só lembraram da nossa região no momento eleitoral. Isso aqui não é um hospital de campanha, isso aqui é um hospital definitivo, que hoje vai atender especificamente a pandemia da covid-19 e depois ficará aqui e será o primeiro hospital oncológico da Baixada Fluminense”

Max Lemos (PSDB) – Deputado Estadual

“É um dia importante para Baixada Fluminense. Com o crescimento da pandemia, ter uma unidade como essa é fundamental. Cada leito que se implanta, é uma vida que nós temos a oportunidade de salvar. E mais do que isso, é uma unidade de saúde que ficará aqui, que vai ajudar a salvar vidas em um novo momento após a pandemia”.

Valdecy da Saúde (PTC) – Deputado Estadual

“Me sinto muito honrado em hoje estar aqui entregando a população da Baixada Fluminense esse equipamento moderno, com profissionais capacitados e gabaritados”

Washington Reis (MDB) – Prefeito de Duque de Caxias

“Uma competente estrutura para lutar contra o COVID-19 em nossa região. Juntos, somos mais fortes”

Dr. Rubem Ribeiro (PODE) – Prefeito de Itaguaí

“Fico muito feliz com essa inauguração, pois teremos mais uma unidade de saúde à disposição dos cidadãos e no combate à doença. Com uma estrutura nova e ampla, o HERC disponibilizará 150 que ajudarão no atendimento da população evitando a sobrecarga das unidades de saúde dos municípios vizinhos. Agradeço a todas as autoridades presentes pelo diálogo e por mais essa conquista para a saúde estado do Rio de Janeiro”.

Lucimar do Dr. Flávio (PL) – Prefeita Paracambi

“Mais do que nunca precisamos de investimento como esse para a abertura de leitos estaduais em nossa região. Estamos na torcida para que esse equipamento hospitalar venha para fortalecer a rede do SUS nesse momento tão difícil em que vivemos.”

Jorge Miranda (PL) – Prefeito de Mesquita

“Acompanhei de perto todo o empenho da Secretaria de Saúde Estadual em fazer a entrega dessa unidade que, inicialmente, vai atender toda a demanda de leito e emergência da Covid-19 no Rio de Janeiro. Depois da pandemia as vagas passarão a ser usadas como leitos de retaguarda para o atendimento na Baixada Fluminense. Parabéns, Governador. Parabéns, secretário Carlos Alberto Chaves. Parabéns, Rio de Janeiro”.

Glauco Kaizer (SDD) – Prefeito de Queimados

“Parabenizo o Governo Estadual pelo compromisso com a Saúde Pública. O hospital possibilita mais vagas para casos graves de COVID-19, incluindo o município de Queimados”

Cíntia Batista (Avante) – Vereadora de Queimados

“Estive acompanhando a inauguração do hospital modular de Nova Iguaçu e o sentimento de felicidade é duplo. Em meados de 2020, estive neste mesmo local quando ainda não havia uma parede levantada para realizar o licenciamento ambiental deste grande empreendimento. Fico feliz de ter participado e contribuído diretamente para que este hospital saísse do papel”.

Siga o BAIXADA POLÍTICA nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *