Governo do Estado anuncia novas medidas restritivas para conter avanço da Covid-19

Prefeitos e deputados participaram da reunião com governador para tratar do assunto
Foto: Reprodução / Facebook

O governador em exercício, Claudio Castro (PSC), anunciou as novas medidas de prevenção à propagação da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro nessa sexta-feira (12/03). Prefeitos e deputados da Baixada Fluminense estiveram presente na reunião realizada para tratar do assunto, que também contou com a participação de representantes dos setores da Indústria e Comércio.

As novas determinações, publicadas em edição extra do Diário Oficial, têm como base dados técnicos sobre o avanço da pandemia no estado. Nos últimos dez dias, houve um aumento de 30% na procura do atendimento na rede básica, o que pode indicar maior necessidade de leitos de UTI para as próximas semanas. No entanto, não há lotação nas redes pública e privada do Rio. 

– As medidas são para salvar vidas e evitar um colapso. Como tenho dito desde o início, analisar os dados diariamente é importante para tomar decisões como essa no momento correto. E é isso que estou fazendo – afirmou o governador em exercício.

O que dizem os representantes da Baixada?

O anúncio feito no Palácio Guanabara contou com a presença dos prefeitos Renato Cozzolino (Magé), Rubem Vieira (Itaguaí), Marina Rocha (Guapimirim), Drª Fernanda Ontiveros (Japeri) Professor Lucas Dutra (Seropédica) e Jorge Machado (Mesquita), e também dos deputados estaduais Léo Vieira (PSC), Gustavo Tutuca (MDB), Rodrigo Amorim (PSL) e Márcio Pacheco (PSC).

Foto: Reprodução / Facebook

Alguns representantes da região se manifestaram sobre a reunião em suas redes sociais. O prefeito Renato Cozzolino (PP) foi um deles.

– O objetivo é unificar as ações de enfrentamento ao coronavírus nesse momento onde os números de infectados cresce exponencialmente em algumas regiões. É momento de cautela, de consciência e da colaboração de todos os envolvidos. Juntos, vamos passar por essa pandemia! – escreveu.

O prefeito Jorge Miranda (PL) também falou um pouco sobre o encontro.

– Estamos trabalhando de forma integrada para, juntos, criarmos medidas para combater a pandemia da COVID-19 – destacou.

O que diz o decreto?

De acordo com o decreto, a partir desta sexta-feira e nos próximos sete dias, está proibida a permanência de pessoas nas vias públicas das 23h às 5h. Estão vetadas festas com bilheteria, que não têm caráter social e liberadas comemorações de 15 anos, casamentos e formaturas, mantendo 50% de ocupação nas casas de festa. Bares e restaurantes poderão funcionar com 50% da capacidade de lotação, até as 23h, com distanciamento de um metro e meio entre as mesas. Serviços de delivery, take away e drive thru estão permitidos sem limitação de horário. 

Fica vetada pista e espaço de dança. Estão autorizados os serviços de consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente acomodados e sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de um metro e meio, exceto famílias. 

Escalonamento para o comércio: lojas de rua – das 8h30 às 17h30; shoppings – das 10h30 às 22h, com 75% da capacidade de lotação; Comércio e serviços essenciais – não há limitação de funcionamento.

Parques e reservas naturais, jardins botânicos, zoológicos, parques temáticos, atrativos turísticos e similares podem funcionar com 50% de sua capacidade máxima.

Serviços de educação física (academias, centros de treinamento, estúdios, piscinas e similares), parques de recreação infantil, aquáticos e clubes sociais, esportivos e similares podem funcionar com 50% da capacidade.

Museus, centros culturais, cinemas e teatros podem abrir, com ocupação máxima de 50%.

Bancas de jornais ficam proibidas de vender bebidas alcoólicas.

Priorização do home office para trabalhadores com mais de 65 anos e com comorbidades.

Ficam mantidas as atividades esportivas de alto rendimento, sem público, respeitando os devidos protocolos e autorizados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Siga nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro do que os políticos estão fazendo pela Baixada Fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *