A 23ª Semana Nacional de Museus começou com uma programação especial no Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias na última sexta-feira (16). A abertura da mostra “Pluralidade do Abstrato” e o lançamento do livro “Duque de Caxias nas Alturas”, de Naldo Farias, marcaram o início das atividades no município.
A exposição coletiva reúne obras dos artistas Otamy, Mario Coutinho, Raoni Redni, Sheila Reis e Thalles Yvson. A proposta da mostra é ocupar simbolicamente um território histórico com uma nova cartografia visual, conectando periferia e mundo. Por meio de linguagens diversas, os artistas propõem um olh ar sobre pertencimento e identidade a partir da produção artística contemporânea da Baixada Fluminense.

Durante o mesmo evento, o escritor Naldo Farias lançou seu livro Duque de Caxias nas Alturas, uma obra que reúne nomes de personalidades nascidas ou com trajetória no município que se destacaram em diferentes áreas. O prefácio é assinado por Tania Amaro, diretora do Instituto Histórico. “Reconhecer esses ilustres é lhes render uma grande homenagem pelo que fizeram e continuam fazendo pela nossa cidade”, afirma o autor.
A publicação destaca figuras de relevância em campos como cultura, esporte, política, arte e jornalismo. Entre os nomes citados estão Zeca Pagodinho, Dolores Duran, Roberto Dinamite, Jairzinho Furacão, Solano Trindade, Tenório Cavalcanti, Tino Marcos, Nina da Hora e Joãozinho da Gomeia, entre outros. O livro está disponível para consulta e download no site oficial da Câmara Municipal de Duque de Caxias:
cmdc.rj.gov.br/?page_id=2612
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.