No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o mundo volta seus olhos para a importância da conservação desse recurso cada vez mais escasso. Assim, o Assaí se uniu a W-Energy para tornar diversas lojas do país exemplos em gestão de eficiência hídrica. As 33 unidades operantes economizaram, em média, 29% ao mês nas contas de água, em 2024, com soluções tecnológicas.
Uma das tecnologias usadas permite o monitoramento remoto e em tempo real do consumo de água via internet, garantindo uma gestão hídrica mais eficiente. Com alertas automáticos 24 horas por dia, é possível prevenir perdas antes que saiam do controle. Outra inovação aliada é a de caça-vazamentos, um sistema de geofone semelhante à uma endoscopia, que identifica com precisão as perdas invisíveis em tubulações subterrâneas, possibilitando correções rápidas e evitando desperdícios. Pioneira na implementação dessas soluções, a W-Energy já contribuiu para a economia de milhões de litros de água em seus projetos.
“No Assaí, a proteção dos recursos naturais faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade. Assim, a parceria com a W-Energy, iniciada em 2021, está sendo fundamental no uso consciente dos nossos recursos. E nessa data tão importante, reforçamos o quanto estamos empenhados no uso de soluções inovadoras para manter a nossa operação cada vez mais eficiente e com menor impacto ambiental”, afirma Lucas Attademo, Gerente de Projetos do Assaí.

Os números do desperdício hídrico no Brasil reforçam a urgência de soluções eficazes. De acordo com o Instituto Trata Brasil (2023), 37,8% da água tratada se perde antes de chegar ao consumidor final. Esse volume seria suficiente para abastecer mais de 67 milhões de pessoas por um ano inteiro. Paralelamente, menos de 1% da água do planeta está disponível para consumo humano, enquanto rios e reservatórios sofrem com a contaminação crescente.
Outras tecnologias também têm se mostrado fundamentais para reduzir o desperdício no dia a dia. Dispositivos como arejadores de torneiras, reguladores de vazão, atomizadores, jet sprays e sistemas dual flush podem reduzir em até 96% o consumo de água sem comprometer o conforto e a eficácia do usuário.
“O grande diferencial dessas soluções é que elas atuam na raiz do problema, minimizando o desperdício sem alterar a rotina das pessoas. Adaptadores econômicos, por exemplo, diminuem o fluxo de saída de água sem comprometer a eficiência da higienização”, explica Wagner Carvalho, CEO da W-Energy e especialista em eficiência hídrica.
Em um cenário de escassez crescente, a água potável pode se tornar um bem disputado nas próximas décadas. A adoção de tecnologias inovadoras e a conscientização sobre o consumo responsável são caminhos essenciais para garantir que cada gota conte. Afinal, a revolução da água já começou.
Sobre Wagner Carvalho: Especialista em eficiência hídrica e energética, CEO da W-Energy, empresa especializada em soluções para economia de água e energia. Professor, empresário e palestrante, pesquisou inovações tecnológicas em 17 países e treinou mais de 18 mil pessoas nos últimos anos. Participou do Brazil Economic Forum (2025), em Zurique, apresentando iniciativas de sustentabilidade que têm impulsionado o Brasil no protagonismo do ESG. Foi reconhecido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), em Manaus (AM), como personalidade Protetora da Natureza, por sua dedicação e envolvimento no fomento a Educação Ambiental e na promoção de ações em Preservação e Defesa do Meio Ambiente. Palestrante sobre Responsabilidade, Consciência ambiental e Preservação da água no TEDx Talks. É membro do Instituto para a valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (IVEPESP) e participou ativamente do desenvolvimento da sustentabilidade em nosso país.
Site: http://www.wenergy.com.br
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.