A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, assinou na quinta-feira (23) um acordo de cooperação técnica com o Secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no município. O ato aconteceu na sede do Proderj, no Rio de Janeiro, como parte do Programa RJ Digital Municípios.
Com a adesão, Japeri passará a utilizar o sistema para abrir e tramitar processos administrativos de forma eletrônica, reduzindo a burocracia e facilitando o acesso dos cidadãos a serviços como licenças de obra, pedidos de pagamento de fornecedores, processos de RH, decretos, sindicâncias e auditorias disciplinares.
Modernização e transparência
O Secretário de Estado de Transformação Digital destacou os benefícios do sistema e parabenizou a prefeita pela adesão.
“Estamos muito felizes por receber a prefeita de Japeri e muito confiantes de que essa implantação trará muitos ganhos para a administração. Que seja o início de uma transformação na cidade. A senhora vai fazer a diferença no município”, afirmou Feu Braga.

O SEI, segundo ele, é uma ferramenta que promove transparência e eficiência na gestão pública, e sua implantação em Japeri segue os passos de cidades como Angra dos Reis e Volta Redonda, que já aderiram ao programa.
O que muda com o SEI
A prefeita Fernanda Ontiveros ressaltou que o sistema vai agilizar processos e trazer mais transparência para a gestão.
“Uma das coisas legais do SEI é que um processo pode ser visto simultaneamente, o que agiliza a tramitação”, explicou a prefeita, que participou da cerimônia acompanhada do Procurador Geral do Município, Dr. Marcelo Moreira.
Dr. Marcelo enfatizou que o SEI é gratuito e os próximos passos envolvem a capacitação dos servidores.
“Teremos economia de papel e maior eficiência nos atos administrativos. Qualquer pessoa poderá fazer requerimentos e acompanhar suas solicitações de qualquer computador com internet”, destacou.
Parcerias para a transformação digital
A iniciativa é fruto da cooperação entre o governo estadual, federal e a iniciativa privada. O sistema utilizado é o mesmo adotado pelo Tribunal de Justiça e o Ministério Público, garantindo confiabilidade e eficiência.
Também estiveram presentes no evento o vice-presidente do Proderj, Lúcio Camilo Pereira, e Rodrigo Lopes Xavier, reforçando o compromisso de transformar a administração pública de Japeri em um modelo mais moderno e acessível.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.