Espetáculo de dança reconhece o protagonismo de corpos fora do padrão 

O Sesc Nova Iguaçu recebe no sábado (16/11) mais uma apresentação do espetáculo “Elementos disponíveis para outras composições”, do coreógrafo e dramaturgo Paulo Emílio Azevedo. Por meio do lúdico e de elementos cênicos com apelo à infância (carrinho de controle remoto, skate, pneu, bola e uma cadeira de rodas), oito intérpretes da Cia. Gente se revezam em cena, tomando o palco como se fosse uma grande caixa de brinquedos e dando novo significado à função ordinária desses objetos — como fazem, em geral, as crianças “arteiras”.

“Brincar é um ato político para essa gente que teima em dançar a vida. Vamos explorar o lúdico e trazer para os holofotes os corpos dos intérpretes, cada um na sua singularidade; e o grupo, por sua vez, em toda a sua diversidade corporal. É uma ruptura com padrões de beleza, a evidência de outras belezas, pura desobediência”, provoca Azevedo, que apresentará o espetáculo em seis unidades do Sesc durante novembro. 

Foto: Patricia Blason

Vencedor do Prêmio Funarte Acessibilidança 2020, “Elementos disponíveis para outras composições” chega aos palcos por meio do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar. Paulo Emílio Azevedo recorre à base da sua metodologia, tendo em vista o corpo do intérprete como matéria principal da composição, sem cultivar a premissa de que a técnica precede o sujeito. Portanto, não vemos mais um corpo que deva alcançar uma dança, mas sim uma dança que se abriga em cada corpo.  

“Elementos disponíveis para outras composições” leva em consideração a investigação cênica de três obras anteriores de Paulo Emílio Azevedo: “Pseudópodos”, “Procedimento II urbano” e “Gudubik”

Além das apresentações de dança, as seis unidades do Sesc RJ terão um workshop gratuito no mesmo dia do espetáculo, das 10h ao meio-dia. A oficina “O melhor de cada um”, ministrada por Paulo Emílio Azevedo, dura 90 minutos e é voltada para qualquer pessoa que queira (re)conhecer suas potências. 

A proposta da oficina segue a metodologia desenvolvida pelo coreógrafo, na qual o sujeito é o centro do processo e os conteúdos performáticos são oriundos da biografia corporal de cada participante, em convergência com sua cultura lúdica. Não há pré-requisito para a participação e as inscrições devem ser feitas diretamente na unidade do Sesc RJ. 

Foto: Walter Mesquita

Programação

Dia 16 de novembro, às 19h: 
Teatro do Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito 10, Moquetá) 

Dia 21 de novembro, às 19h: 
Teatro do Sesc Barra Mansa (Av. Tenente José Eduardo 560, Ano Bom) 

Dia 22 de novembro, às 19h: 
Espaço Multiuso do Sesc Ramos (Rua Teixeira Franco 38) 

Dia 23 de novembro, às 19h: 
Teatro do Sesc São Gonçalo (Av. Presidente Kennedy 755, Estrela do Norte) 

Dia 29 de novembro, às 19h: 
Teatro do Sesc São João de Meriti (Av. Automóvel Clube 66, Centro) 

Ficha técnica

“Elementos disponíveis para outras composições”, com a Cia. Gente 

  • Criação e direção: Paulo Emílio Azevedo 
  • Assistente de direção: Paula Lopes 
  • Intérpretes-criadores: Barbara Santos, Bruno Santos, Everton Viana, Julia Rios, Mauricio de Muros, Patrick Nunes, Rebeca Gois e Tácio Fidelis 
  • Direção técnica e iluminação: Filipe Itagiba 
  • Produção: Flávia Menezes 
  • Coordenação geral: Zuza Zapata 
Foto: Patricia Blason

Sobre o autor: 

Paulo Emílio Azevedo é professor. Tem doutorado em Ciências Sociais, com especialização em antropologia do corpo e cartografia da palavra, além de pós-doutorado em Políticas Sociais. Natural de Macaé, vive em Niterói, para onde se mudou aos 18 anos. Parte de sua infância e parte da adolescência foram dedicadas ao esporte, com destaque para o futebol, a natação e o atletismo. Em 1997, ele sofreu um acidente grave de carro, que o imobilizou por dois anos, impossibilitando-o de seguir a carreira de atleta. Por outro lado, a experiência em uma cadeira de rodas lhe deu uma percepção de vida que serviu como base para a criação de metodologias no ensino da dança, além de um novo olhar para as múltiplas deficiências. 

Criador no campo das artes cênicas, dramaturgo, escritor e consultor na área de Educação e Cultura, Paulo Emílio tem 21 livros publicados e sua metodologia de trabalho, denominada “4D” — Desequilíbrio, Desobediência, Desconstrução e Deformação — é replicada em mais de 30 países. 

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