Olha o Gol! A Baixada Fluminense e a origem de dois ídolos do futebol carioca

Por Isabelle Brenda

Nesse ano, eu comecei a reviver uma grande paixão: me reconectei ao meu lado torcedora de futebol! Esse esporte é fantástico e é realmente muito emocionante acompanhar nosso time do coração. Eu não sei se vocês, leitores, gostam de futebol, mas é inegável que esse esporte faz parte da nossa cultura.

Então, inspirada no quadro “É Gente Nossa”, que toda semana recebe postagens lá no Instagram do Brava Baixada, trouxe a história de dois ídolos do futebol carioca, nascidos e criados na Baixada Fluminense. O primeiro é o ex-jogador do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, e o segundo é o polêmico ex-jogador Garrincha do Botafogo.

Roberto Dinamite

Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, no bairro de São Bento, em Duque de Caxias. Desde muito cedo se mostrou uma criança apaixonada por futebol. Aos 12 anos, o jovem Calu (apelido que ganhou naquela época) se tornou titular do principal time do bairro, o Esporte Clube do São Bento.

Apesar de ser conhecido como fominha de bola, o artilheiro do São Bento EC foi convidado a treinar nas categorias de base do Vasco da Gama em 1969, por Grasim, olheiro do clube e responsável por garimpar jovens talentos nos campos de pelada do subúrbio do Rio de Janeiro. Em 1971, o técnico da equipe principal, Mário Travaglini, relacionou Roberto para a disputa do Brasileirão. Ele já era apontado como a mais nova esperança de gols da equipe.

O apelido Calu deu lugar a Roberto Dinamite após a estreia do jogador no Maracanã. Na ocasião, o Vasco venceu o Internacional por 2 a 0, com um belo gol de Roberto de fora da área.

O jovem jogador do São Bento Esporte Clube se tornou o jogador com mais jogos e mais gols na história do Vasco. É também o maior artilheiro dos campeonatos Brasileiro (190 gols) e Carioca (279 gols), além de ser o maior goleador do estádio de São Januário, sede do Vasco (184 gols). Maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite faleceu aos 68 anos, vítima de câncer no intestino.

Foto: Rodolpho Machado

São Bento Esporte Clube: O clube que revelou Roberto Dinamite

O São Bento Esporte Clube é uma agremiação de Duque de Caxias, fundado no dia 19 de Fevereiro de 1943, a sua sede e o campo ficam localizados na Rua José Pinto, nº 88, no Bairro São Bento, em Duque de Caxias. As edificações do atual Esporte Clube serviram, em tempos coloniais, como casa de Farinha da Fazenda São Bento do Iguaçu.

Atualmente, o clube faz parte do itinerário sugerido pelo Museu Vivo do São Bento para conhecer o bairro, além de ser administrado pela família de Roberto Dinamite.

Foto: Museu Vivo do São Bento

Garrincha

Manuel Francisco dos Santos, conhecido como Mané Garrincha ou Garrincha, nasceu, segundo alguns registros, no dia 28 de outubro de 1933, em Pau Grande, distrito de Magé, no Rio de Janeiro. Para os familiares, o aniversário do jogador é comemorado no dia 18. De origem humilde, foi criado em uma família de quinze irmãos. O apelido foi dado por uma de suas irmãs. “Garrincha” é o nome de um pássaro difícil de ser caçado e muito comum na região em que moravam.

Garrincha sempre se destacava nas peladas de futebol. Começou a jogar com 14 anos no time da fábrica têxtil América Fabril. Logo ingressou no Serrano Futebol Clube, de Petrópolis, como “ponta direita” e permaneceu por um ano.

Em 1953, Garrincha começou a jogar no Botafogo, clube que defendeu até 1965, conquistando vários títulos. Em 1955, ele foi convocado para jogar na Seleção Brasileira. Na Copa do Mundo na Suécia, em 1958, Garrincha ganhou a “Bola de Ouro, como o melhor ponta direito do mundo”. Conquistou também a “Chuteira de Ouro como artilheiro da competição com 14 gols”.

Casa em que Garrincha morou em Pau Grande, bairro de Magé

Garrincha se envolveu em muitas polêmicas ao longo da vida. Ele faleceu no Rio de Janeiro, vítima de cirrose hepática, em decorrência do alcoolismo, no dia 20 de janeiro de 1983.

Recebeu diversas homenagens como o poema de Vinícius de Morais, “O Anjo de Pernas Tortas”, também esteve em versos de Drummond de Andrade, o documentário de Joaquim Pedro de Andrade “Garrincha, Alegria do Povo” e a biografia “Estrela Solitária” de Ruy Castro.

Esporte Clube Pau Grande: O primeiro clube de Garrincha

O Esporte Clube Pau Grande foi fundado por operários da fábrica têxtil América Fabril que pertencia aos ingleses em 1908. Ficou famoso por ser o primeiro clube de Garrincha. Atualmente, o clube atua no campeonato amador da Liga Mageense de Desportos.

Foto: Rony Maltz. Site leiaopalma.com

O Bairro de Pau Grande, também conhecido como “Terra da Mané Guarrincha”, em Magé, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, em 2023.

Você sabia que esses dois ídolos do futebol eram da Baixada Fluminense? Conhecia esses clubes?

Fontes:
https://www.ebiografia.com/
https://historiadofutebol.com

Isabelle Brenda é nascida e criada em Duque de Caxias. Formada em História pela UFRJ, pesquisa sobre História da Imprensa no Rio de Janeiro no século XX. Atualmente, trabalha como supervisora de pesquisa no IBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *