Localizada em Magé, a Capela de Santa Ana de Iriri, mais conhecida como Igreja de Pedra, é um dos tesouros históricos do século XVIII que o visitante pode encontrar na Baixada Fluminense. Datada de 1737, segundo relato de Monsenhor Pizarro na obra “Memórias Históricas do Rio de Janeiro”, a capela foi redescoberta em 1995, graças a um trabalho de pesquisa conduzido pela paróquia de Magé. Na ocasião, foram identificadas as ruínas na região de Vila Inca.
Pároco local, padre Montezzano dedicou-se a um trabalho de reconstrução da antiga capela de Sant’Ana de Iriri. Seguindo as escritas de Monsenhor Pizarro, ele conseguiu achar a planta de como era a igreja e a reergueu com a ajuda da comunidade. Durante o processo de reconstrução, o padre optou por utilizar materiais da própria capela que foram encontrados espalhados pelo chão, preservando assim parte de sua autenticidade.

Hoje, a Capela de Santa Ana do Iriri é um verdadeiro símbolo histórico da região. Sua arquitetura ingênua e a história intrigante por trás de sua redescoberta a tornam um ponto de interesse para os amantes da história e da cultura local.
Para visitar a igreja, é necessário um agendamento junto à Secretaria Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Piedade de Magé ou através do programa Turismo Magé, da Prefeitura, que levou a equipe do BRAVA BAIXADA para conhecer esse tesouro de pedras.

Conheça a Capela Santa Ana do Iriri
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.