Portinari 120 anos: projeto leva obras do artista para escola em Magé

Se estivesse vivo, este ano, Candido Portinari completaria 120 anos. Para celebrar o aniversário desse artista que pintou o povo brasileiro como poucos, o Projeto Portinari decidiu festejar levando sua arte para os locais que lhe trouxeram inspiração: as periferias. Um dos lugares escolhidos para receber a exposição foi a escola municipal Ophelia Ribeiro, em Magé, onde fica até o dia 2 de junho.

Batizado de Portinari nas Quebradas, o projeto reúne exposição de mais de 20 réplicas em alta resolução do pintor e oficinas de arte, teatro, música e recreação com monitoria de arte-educadores vindos da comunidade e formados pelo Projeto Portinari.

Além de levar a arte de Portinari a crianças, jovens e adultos que não têm normalmente acesso ao circuito cultural, a iniciativa visa estimular atividades culturais na comunidade, revelar artistas locais e gerar formação e emprego a moradores da comunidade.

João Candido (Foto: Marcelo Dias)

A exposição é uma ação do Núcleo Educativo do Projeto Portinari, criado por João Candido Portinari, único filho do pintor, com o objetivo de levar a obra do artista ao público de comunidades mais carentes.

A exposição Portinari nas Quebradas fica em Magé até 02 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A escola municipal Ophélia Ribeiro fica na Avenida Isabel de Paula, 174, em Suruí.  Ela é aberta ao público e gratuita. Em seguida, a exposição vai para Niterói, onde fica de 05/06 a 16/06.

As ações do Projeto Portinari têm patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Enauta Energia S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *