Duque de Caxias receberá a segunda edição do Festival Paralímpico 2023

A 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, realizará a segunda edição do Festival Paralímpico 2023 no dia 20 de maio, das 8h30 às 13h, no Grêmio Poliesportivo de Xerém. O festival é um encontro que promove a crianças com deficiência a possibilidade de experimentar modalidades esportivas de forma lúdica, sem competição entre elas. 

“O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social. Além disso, a prática de exercícios físicos é um hábito que devemos ter desde a infância porque como resultado traz inúmeros benefícios, como a possibilidade de experimentar o trabalho em equipe e aperfeiçoar o senso de responsabilidade,” explicou o presidente da OAB-DC, Wagner Botelho.

O prefeito Wilson Reis (MDB) falou sobre a necessidade de disponibilizar cidadania a todos os duquecaxienses, destacando o esporte como uma das melhores formas de integração e autoconhecimento para as crianças, com ou sem deficiência. Ele ofereceu para a realização do festival o Grêmio Poliesportivo de Xérem, na Vila Santa Alice, um espaço maior e adequado para receber o público esperado para esta edição.

Evento maior

No ano passado, o festival reuniu 174 participantes. Este ano, com a realização em duas datas distintas, espera-se a presença de até 500 crianças e adolescentes com deficiência. Além disso, o evento ampliou para cinco a quantidade de modalidades esportivas oferecidas aos participantes: basquete adaptado, atletismo adaptado, bocha, vôlei sentado e artes marciais adaptadas (judô e jiu-jitsu).

“Temos cerca de 3.500 alunos com deficiência em nossa rede de escolas e creches. E todos os estabelecimentos de ensino que estamos construindo ou foram entregues recentemente já estão com acessibilidade, adequadas à inclusão”, afirmou a secretária de Educação, Iracema Costa.

Foto: Reprodução

Inscrições

A inscrição para o festival pode ser feita pelo e-mail festivalparalimpico2023@gmail.com. Só é preciso informar o nome e a idade da criança, além de um telefone para contato.

“A primeira edição foi um verdadeiro sucesso e estamos muito felizes em poder realizar o segundo festival na cidade. É preciso informar também que obedeceremos o quantitativo de pessoas com e sem deficiência no momento da inscrição”, declarou Adriana Lima Soares, coordenadora técnica do festival.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *