Após o programa Segurança Presente completar um ano de atuação, os índices de violência caíram no município de Queimados. De acordo com o ISP (Instituto de Segurança Pública), o mês de dezembro de 2021, comparado ao mesmo período de 2022, apresentou queda de 100% nos casos de roubos de cargas e homicídios dolosos, entre outros delitos.
A queda é resultado de um trabalho realizado em parceria pela Prefeitura de Queimados, 24º BPM e 55ª DP. Outros indicadores de criminalidade também apresentaram quedas em dezembro. O número de furto a transeunte caiu em 50%; os roubos após saque em instituição financeira caíram 66,6%; de veículos, 42,8%; de celular, 23,7%; de rua, 20,51%; e os casos de estupro apresentaram queda de 36,3% e o estelionato, 7,6%.
O prefeito Glauco Kaizer (SDD) comemorou a diminuição dos índices.
“Segurança pública é uma prioridade do nosso governo, que tem investido em equipamentos e pessoal. Atuando também de forma conjunta com outros órgãos de segurança do Estado. Mesmo sem termos a obrigação constitucional, a Prefeitura tem contribuído no combate à violência”, ressaltou.
Já o secretário de Segurança Pública, Felipe Laureano, destacou as ações diárias realizadas na cidade.
“A queda nesses índices já era esperada, pois buscamos alinhar as estratégias de atuação, combate à violência e também a prevenção dos crimes com todas as forças de segurança que atuam na cidade. Com essa parceria é que conseguimos demonstrar bons resultados”, disse.
Investimento em Segurança Pública
A redução dos índices refletem a atuação diária das forças de segurança da cidade. A Prefeitura tem feito investimentos, como, por exemplo, a renovação do convênio com o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), que são pagos com recursos próprios. Além disso, a gestão municipal implementou no ano passado a base do Programa Segurança Presente. Essa queda também reflete as ações estratégicas e conjuntas entre os agentes do 24° BPM, da 55° DP, da Guarda e Ronda Municipais.
Foto: Divulgação / PMQ
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).