Na sexta-feira (09/09), o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sua renúncia à candidatura a vice-governador na chapa de Cláudio Castro (PL). o movimento ocorreu após o próprio TRE-RJ indeferir seu pedido de candidatura devido à manutenção de sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF). O fato mexeu com o tabuleiro da campanha de Castro e começaram a surgir diversos nomes para substituir Reis, entre eles alguns puxadores de votos da Baixada Fluminense.
Nomes cotados:
Doutor Luizinho – PP
Muito elogiado por sua atuação em Brasília e considerado um puxador de votos para o Progressistas, Doutor Luizinho também está bem cotado no balcão de apostas da política fluminense. O que dificulta uma possível candidatura é o acordo entre partidos. Teoricamente MDB e União Brasil teriam a preferência para a indicação. No entanto, a desistência em torno de Vinicius Farah, passou a ser considerado o favorito.
Vinícius Farah – União Brasil
Ex-prefeito de Três Rios, Farah foi apontado como favorito e chegou a ser dado como nome certo por alguns veículos, mas, ao que parece, vai continuar na tentativa para reeleição a deputado federal. Ele divulgou uma carta a apoiadores onde dá a entender que seu nome foi recusado pelos partidos da coligação. Como na política tudo pode mudar, segue cotado.
Thiago Pampolha – União Brasil
Com a possível recusa dos partidos ao nome de Farah, Pampolha voltou a ganhar força dentro do partido. Ele disputa a preferência com nomes como Márcio Canella e Alexandre Isquierdo.
Márcio Canella – União Brasil
Outro possível representante da Baixada Fluminense seria o deputado estadual Márcio Canella. Nome forte no União Brasil, o deputado é o maior puxador de votos para essa eleição. Se abrir mão disso, o partido corre o risco de ter menos representantes na Alerj. Além disso, Canella também é cogitado para presidência da Alerj após a saída de Ceciliano.
Victor Hugo – MDB
Preferido da família Reis para substituir Washington, Victor Hugo tem cada vez menos chances de ser escolhido. Além do MDB, nenhum outro partido vê o vereador como um nome forte para ocupar o cargo.
Alexandre Isquierdo – União Brasil
Companheiro de Victor Hugo na Câmara Municipal do Rio, Isquierdo já foi considerado o favorito, mas perdeu força na última semana.
Os nomes já estão na mesa e a coligação não tem muito tempo para decidir. O prazo do TRE-RJ para a troca de candidatos termina nesta segunda-feira (12/09).
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).