O governador Cláudio Castro (PL) esteve em Queimados, nesse sábado (28/05), para o início da distribuição do Cartão Recomeçar para as vítimas das fortes chuvas que atingiram a região no início do ano e também para o lançamento de diversas obras no município.
– Hoje trouxemos anúncios de diversas secretarias a Queimados, mostrando que união é a nossa palavra de ordem. Há muito a ser feito, mas há muito sendo feito. Nosso maior legado será colocar o Rio em um novo rumo de crescimento e prosperidade – destacou o governador.
Cartão Recomeçar
Destinado à população de baixa renda atingida por desastres naturais, o cartão Recomeçar foi distribuído a 150 famílias de Queimados. O benefício, de R$ 3 mil, é concedido por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) para custear despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção.
O auxílio é oferecido na forma de um cartão de crédito, emitido pelo Banco do Brasil, para a compra dos itens em lojas específicas. O cartão é habilitado para uso após 72 horas da entrega. Outro critério é estar com o CadÚnico atualizado.
– O Cartão Recomeçar representa a mão estendida desta gestão aos que mais precisam neste momento. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos desempenha aqui o seu papel de olhar com carinho para as pessoas e seguiremos trabalhando por quem mais precisa – afirmou o secretário da pasta, Julio Cesar Saraiva.
Limpeza de rios
O governador também assinou o convênio do programa Limpa Rio para trabalhos de limpeza e desassoreamento dos rios Queimados e Ipiranga, que atravessam e dividem os municípios de Queimados e Nova Iguaçu. As máquinas irão trabalhar em trechos que somam 9.121 metros, ajudando a minimizar transbordamentos e prevenindo as enchentes decorrentes das cheias.
– Este será o maior Limpa Rio do estado, fruto de um trabalho que já triplicou sua ação em corpos hídricos fluminenses. Nossa meta é terminar o ano com um quantitativo recorde de dragagem. Cuidar dos rios é prevenir enchentes, trazer saúde e zelar pelo bem e vida dos moradores que moram ao lado dos rios – declarou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.
Obras de reestruturação
Em Queimados, também haverá a reestruturação urbana das áreas no entorno da estação de trem da cidade. O projeto amplia a mobilidade urbana da região, uma área que passa a oferecer oportunidades de esporte e lazer para a população.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).