Sem muita novidade, a pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado e para o Senado Federal no Rio de Janeiro realizada pelo Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial, foi divulgada nesta quarta-feira (17/05). Com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, ela mostra um cenário favorável para os candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro: Claudio Castro (PL) e Romário (PL).
Porém, chama a atenção o alto número de eleitores que declaram o voto em Branco, Nulo ou Indecisos tanto para o Governo quanto para o Senado. Juntos representam mais de 40% dos 1.200 entrevistados de forma presencial, entre os dias 12 e 15 de maio, no estado do Rio. O índice de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada no TSE com o número RJ-09916/2022.
Vamos aos números:
Governo do Estado

A disputa para o Governo do Rio continua polarizada entre Claudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) segundo a pesquisa. Nos três cenários, o atual governador leva vantagem sobre o adversário.
Cenário 1
Com todos os nomes de possíveis candidatos disponíveis ao eleitor, o cenário 1 mostra a liderança de Cláudio Castro com 25%, seguido de Freixo com 18% e Rodrigo Neves com 8%. Mesmo já tendo declarado a pré-candidatura ao Senado, o deputado André Ceciliano foi incluído na pesquisa e teve 2% das intenções de voto, mesmo número de Paulo Ganime, do Novo. Felipe Santa Cruz fecha o cenário com 1%. Branco/Nulo/ Não vai votar somam 33% e indecisos, 10%.
- Cláudio Castro (PL) – 25%
- Marcelo Freixo (PSB) – 18%
- Rodrigo Neves (PDT) – 8%
- André Ceciliano (PT) – 2%
- Paulo Ganime (Novo) – 2%
- Felipe Santa Cruz (PSD) – 1%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 33%
- Indecisos – 10%
Cenário 2
Sem André Ceciliano, o cenário 2 não tem nenhuma alteração de posição em relação ao anterior. Castro, Freixo e Santa Cruz crescem apenas 1% em suas intenções de voto.
- Cláudio Castro (PL) – 26%
- Marcelo Freixo (PSB) – 19%
- Rodrigo Neves (PDT) – 8%
- Paulo Ganime (Novo) – 2%
- Felipe Santa Cruz (PSD) – 2%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 34%
- Indecisos – 10%
Cenário 3
Sem Ceciliano e Santa Cruz, o cenário 3 é o que mostra a maior diferença entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo. O atual governador chega a 27%, enquanto o candidato do PSB fica em 19%. Ganime e Neves sobem 1%.
- Cláudio Castro (PL) – 27%
- Marcelo Freixo (PSB) – 19%
- Rodrigo Neves (PDT) – 9%
- Paulo Ganime (Novo) – 3%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 33%
- Indecisos – 10%
2º turno
A pesquisa Genial/Quaest também testou três cenários para o segundo turno. No primeiro, e mais provável, Claudio Castro chega a 38% contra 27% de Freixo. Branco/Nulo/Não vai votar e indecisos somam 35%.
Contra Rodrigo Neves, Castro mantém os 38% contra 24% do adversário. Branco/Nulo/Não vai votar e indecisos sobem para 38%.
O terceiro cenário chama a atenção que o número de eleitores que declaram voto Branco/Nulo/Não vai votar (33%) é maior do que os que dizem votar em um dos candidatos estimulados: Marcelo Freixo chega a 31% e Rodrigo Neves, a 27%. Indecisos são 11%.
Cenário 1
- Cláudio Castro (PL) – 38%
- Marcelo Freixo (PSB) – 27%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 27%
- Indecisos – 8%
Cenário 2
- Cláudio Castro (PL) – 38%
- Rodrigo Neves (PDT) – 24%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 28%
- Indecisos – 10%
Cenário 3
- Marcelo Freixo (PSB) – 31%
- Rodrigo Neves (PDT) – 27%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 33%
- Indecisos – 11%
Senado Federal

A pesquisa para o Senado Federal segue a tendência da pesquisa para o Governo do Estado, com dois candidatos do Centro-Direita liderando e um da esquerda próximo da disputa. O senador Romário (PL) é o líder absoluto nos cenários pesquisados, seguido pelo ex-prefeito Marcelo Crivella (REP) que está tecnicamente empatado com Alessandro Molon (PSB).
Ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) aparece bem em dois cenários propostos pela pesquisa. Sem Romário, Crivela e Ceciliano, ele chega a 13% das intenções de voto, ficando atrás apenas de Molon com 14%, e sem Crivella, Molon e Silveira, Reis alcança 11%, perdendo somente para Romário que teria 27%.
Outro político da Baixada, André Ceciliano (PT), que já até lançou sua pré-candidatura, mostra certa dificuldade de passar dos 6%, melhor resultado que apresentou no cenário sem Crivella, Molon e Silveira.
Entre as novidades apresentadas está a inclusão dos nomes dos deputados federais Daniel Silveira (PTB) e Clarissa Garotinho (UB).
Cenário 1
- Romário (PL): 19%
- Marcelo Crivella (Republicanos): 11%
- Alessandro Molon (PSB): 10%
- Clarissa Garotinho (Pros): 6%
- Daniel Silveira (PTB): 4%
- Washington Reis (MDB): 3%
- Otoni de Paula (MDB): 3%
- André Ceciliano (PT): 2%
- Branco/Nulo/Não pretende votar: 30%
- Indecisos: 11%
Cenário 2 (sem Clarissa, Silveira e de Paula)
- Romário (PL): 25%
- Marcelo Crivella (Republicanos): 16%
- Alessandro Molon (PSB): 11%
- Washington Reis (MDB): 5%
- André Ceciliano (PT): 4%
- Branco/Nulo/Não pretende votar: 25%
- Indecisos: 14%
Cenário 3 (sem Romário, Crivella e Ceciliano)
- Alessandro Molon (PSB): 14%
- Washington Reis (MDB): 13%
- Clarissa Garotinho (Pros): 11%
- Daniel Silveira (PTB): 8%
- Otoni de Paula (MDB): 7%
- Branco/Nulo/Não pretende votar: 35%
- Indecisos: 11%
Cenário 4 (sem Crivella, Molon e Silveira)
- Romário (PL): 27%
- Washington Reis (MDB): 11%
- Clarissa Garotinho (Pros): 10%
- Otoni de Paula (MDB): 8%
- André Ceciliano (PT): 6%
- Branco/Nulo/Não pretende votar: 31%
- Indecisos: 7%
Ainda é cedo para cravar qualquer resultado, o jogo está aberto, ainda mais quando se observa que o número de eleitores indecisos e que pretendem anular o voto ou não votar chega a 40% dos entrevistados. O fato é que se o trabalho não começar agora, dificilmente o candidato irá obter algum resultado positivo nas eleições de outubro. O BAIXADA POLÍTICA continua acompanhando tudo e trazendo para você informação e análise.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).