
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Itaguaí faz história. Nesta quarta-feira (16/03), em Sessão Solene, a suplente Rachel Secundo (PL) tomou posse no lugar do vereador Fabinho (PL), que foi convidado pelo prefeito Rubão (PODE) para assumir a secretaria municipal de Eventos. Ela é a 10ª representante feminina na história do legislativo municipal.
Apesar de ser suplente, Rachel foi a quarta mais votada nas eleições de 2020, obtendo 1.522 votos, apenas quatro a menos que o titular da cadeira. A votação expressiva a fez a mulher mais votada da história da cidade, o que foi lembrado pelos seus companheiros de Casa.
A sessão, que também marcou a volta do público ao plenário, foi prestigiada pelo prefeito Rubão e pela primeira-dama Jéssica Ribeiro, além dos vereadores Haroldo Jesus (PV), Guilherme Farias (PL), Fabinho Taciano (PRTB), Zé Domingos (PTB), Jocimar (PTC), Alex Alves (PRTB), o presidente Gil Torres, e o agora secretário de Eventos, Fábio Rocha.
“Vamos fazer um grande trabalho por nós, mulheres, e pela família. Quero agradecer muito! Tenho imensa honra por sentar nessa cadeira que vocês me concederam. Nós vamos trabalhar! Junto com o nosso prefeito e junto com o presidente, vamos fazer o melhor pelo nosso município. Juntos somos mais fortes!”
Rachel Secundo, vereadora
Elogios do prefeito e do presidente da Casa
Em seu discurso, o prefeito Rubão expressou a alegria e a honra que sente em ver Rachel ser empossada. O chefe do Poder Executivo destacou o mérito da vereadora, não somente pela sua expressiva votação, mas principalmente pelo seu caráter e sua postura como mãe, mulher e amiga. De forma descontraída o prefeito comentou que a sua assinatura para a ida do vereador Fabinho para assumir a pasta de eventos lhe rendeu um secretário que domina o assunto e, com isso, a Casa Legislativa foi beneficiada com uma vereadora que representa a mulher, a família e o povo de Itaguaí.
“Aqui são vereadores que moram no município de Itaguaí, são vereadores que querem mudanças nessa cidade. E eu posso falar isso, vocês tem o meu respeito! São vereadores que estão brigando para Itaguaí dar certo. Antes a gente via prefeito e vereadores morando na Barra, hoje moram em Itaguaí. Isso pra mim já é um grande começo de uma mudança, que Itaguaí vai dar certo, Itaguaí vai virar a melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro, se Deus quiser! E a partir de agora, com a ajuda da vereadora Rachel, essa mudança com certeza vai acontecer”
Dr. Rubão, prefeito
O presidente da Câmara, Gil Torres, registrou a importância da data para a Casa Legislativa. No discurso, ele citou o nome de todas as nove mulheres que ocuparam cargos no Legislativo municipal antes de Rachel, sendo a primeira delas presente logo no primeiro pleito, em 1947, Dalila Fernandes.
Gil defendeu que mulheres possam ocupar maiores espaços, não só na política, mas em todos os setores profissionais. O chefe do Legislativo afirmou que o fato de a Casa Legislativa sempre ter sido um ambiente majoritariamente masculino, torna ainda mais importante a presença de Rachel, que aumenta a representatividade e inspira outras mulheres a exercerem um papel mais incisivo na sociedade também, com proposição de políticas públicas para mudar este quadro de desigualdade de gênero.
“Rachel, desejo que papai do céu abençoe sua vida, a vida da sua família. Que você possa conduzir o seu mandato com muita sabedoria. Hoje nós estamos vivenciando um momento único, um momento de paz em que as autoridades estão em um único sentido: lutar e brigar em prol da população”
Gil Torres, presidente da Câmara
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).