A Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou o maior Centro de Recuperação de Dependentes Químicos do país, em Xerém, na última quinta-feira (30/12), com a presença das principais autoridades do estado do Rio de Janeiro. Construída em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado, a Fazenda Paraíso é inspirada em outros modelos de sucesso do Brasil e do exterior. O objetivo do novo espaço é acolher e transformar a vida de quem se encontra em estágio de dependência química, por meio de atividades em oficinas e cursos profissionalizantes, em um local onde a mente esteja ocupada e a justiça social seja feita.
– Nós já vemos isso aqui como um projeto social de maior case de sucesso do Brasil, porque é só replicá-lo em todos os municípios do país. Nós podemos até ter um cidadão envolvido com as drogas, mas o que não aceitamos é ele ficar jogado. Nós temos a obrigação, como ser humano, de cuidar dele e oferecer alternativas para poder vencer o vício. Nós vamos mudar essa realidade. Esse país não foi constituído para ter miseráveis. Queremos o nosso povo feliz, vivendo com dignidade – disse o prefeito Washington Reis.
O governador Claudio Castro (PL) participou da inauguração e parabenizou o prefeito não só pelo equipamento, mas pelo trabalho que vem realizando no comando de Duque de Caxias.
– Este será um lugar para resgatarmos aqueles que estão perdidos em um mundo difícil, que é o das drogas. As atividades desenvolvidas aqui vão beneficiar não apenas os dependentes, mas suas famílias e toda rede de apoio criada a partir da Fazenda – disse o governador.
Canil e cemitério para animais
O local possui alojamentos, oficinas, espaços para avicultura, piscicultura, pecuária, produção de hortaliças, gráfica para produção de material escolar, fábrica de ração, produção de blocos de concreto e cursos profissionalizantes. As instalações contam ainda com um canil público e um cemitério para cães e gatos.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).