Câmara de Itaguaí convida a população para doar sangue nesta quarta (21)

A Câmara Municipal de Itaguaí, em parceria com o HemoRio, irá realizar um dia de coleta de sangue nesta quarta-feira (21/07), das 10h às 15h. Para participar, é fácil, precisa levar apenas um documento com foto para identificação. A CMI está tomando todas as medidas de proteção necessárias para que os doadores possam realizar a coleta com a máxima segurança.

Quem tomou a vacina contra a covid-19 recentemente deve ficar atento aos prazos para fazer a doação. Os imunizados com a coronavac devem aguardar 48 horas para realizar a doação de sangue. Já quem tomou Astrazeneca, Pfizer ou Janssen tem que esperar sete dias. A regra vale tanto para primeira quanto para segunda dose.

Critérios para realizar doação de sangue

Para participar da doação no dia 21 de julho, a pessoa tem que obedecer a alguns critérios listados a seguir:

  • Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
  • Ter entre 16 e 69 anos (o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessita de autorização e presença de um dos pais ou responsável legal durante todo processo da doação de sangue);
  • Estar bem de saúde;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Não é necessário estar em jejum. Apenas evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Quem não pode doar sangue?

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenha evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue.

Há também alguns casos em que a doação não pode ser realizada temporariamente.

Veja quais são essas situações:

  • pessoas com sintomas de gripe ou resfriado ou que realizaram extração dentária devem aguardar pelo menos uma semana;
  • febre acima de 37°C
  • quem fez maquiagem definitiva ou tatuagem só pode realizar a doação de sangue após 1 ano;
  • gestantes (90 dias após o parto normal, 180 dias após a cesariana);
  • mulheres que amamentam podem doar 12 meses após o parto;
  • Quem tomou a vacina contra a gripe, deve aguardar 48 horas para realizar a doação.
  • Quem se vacinou contra a covid deve estar atento: quem tomou a Coronavac deve aguardar 48 horas para realizar a doação de sangue. Já quem tomou Astrazeneca, Pfizer ou Janssen deve aguardar 7 dias. A regra vale tanto para a primeira dose quanto para a segunda dose das vacinas.
Como é feita a doação de sangue?

O procedimento é seguro, já que é realizado com materiais descartáveis e, além disso, o doador é acompanhado com uma equipe treinada. Portanto, não há riscos.

A cada coleta são retirados 450 ml de sangue, quantidade que o corpo recompõe em até 72 horas.

A recomendação é respeitar o intervalo para realizar a doação seguinte. Os homens devem esperar 60 dias entre uma coleta e outra e podem realizar no máximo 4 doações em um ano. Já as mulheres devem esperar 90 dias para doar sangue novamente, e podem doar no máximo 3 vezes no ano.

Benefícios da doação de sangue para a saúde

Há muitos benefícios da doação de sangue para a saúde, que vão desde a redução de doenças do coração à satisfação em promover uma boa ação.

Há estudos que comprovam que a doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, assim, quem doa se torna menos propensos a desenvolver doenças do coração. Isso ocorre porque, durante esse processo, há uma espécie de limpeza sanguínea, pois o sangue é produzido na medula e é renovado a cada três ou quatro meses.

Neste período, o sangue é descartado, ou seja, a doação se torna bastante eficaz para quem precisa. Sendo assim, com a doação há uma renovação das células, colaborando com a redução de oxidativos.

Protocolo após a doação

É importante lembrar que o HemoRio e a CMI não enviam os resultados da doação de sangue para o doador. Caso haja interesse em recebê-lo, o doador deve dirigir-se ao HemoRio. Se houver necessidade de repetição de algum dos testes, o doador receberá uma correspondência do HemoRio solicitando seu comparecimento à instituição;

Após a doação, o doador irá descansar durante 5 ou 10 minutos. O HemoRio oferece um lanche. É recomendado que o doador não fume durante uma hora e nem tome nenhuma bebida alcoólica durante cinco horas. 

É importante que o doador não realize nenhum esforço físico até o dia seguinte ao da doação usando o braço do qual foi retirado sangue.

O seu tipo de sangue é o tipo de alguém que está precisando neste momento e você pode salvar uma vida. Compareça!

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *