Autores da Baixada: conheça Hellenice Ferreira, escritora e professora de Duque de Caxias

Primeiro ela se apaixonou pela licenciatura, depois pela contação de histórias para crianças, em seguida, encontrou na escrita um novo amor. Hellenice Ferreira é professora da rede do estado do Rio de Janeiro e do município de Duque de Caxias. Com mais de 20 livros publicados e uma trajetória marcada pelo amor à educação, a autora é uma figura ativa no cenário literário da Baixada Fluminense. Sua carreira começou em 1984, e, ao longo dos anos, passou por mais de 15 escolas somente em Caxias, hoje, leciona no Ciep – Brizolao Municipalizado 405 Ministro Santiago Dantas, no bairro Itatiaia.

Hellenice começou com um “empurrãozinho”, foi incentivada por amigos e familiares a organizar suas poesias, contos e crônicas. Em 2006, publicou “Cenas Comuns”, um livro que retrata a realidade das escolas e seu cotidiano como professora. Foi nesse momento que percebeu que a escrita também podia ser parte da sua vida.

Foto: Kellyan Costa/BRAVA

Seu primeiro livro, “Poemar”, que faz alusão ao antigo mar da cidade de Duque de Caxias, inicialmente arquivado, veio a público em 2007, ano em que Hellenice consolidou seu espaço em uma editora.

A vida de Hellenice também é marcada por desafios pessoais. Ela contraiu poliomielite ainda criança e, mesmo superando a doença, convive com as sequelas. Alguns episódios de preconceito, como quando buscava uma vaga em um banco e foi excluída devido a suas deficiências, também fizeram parte da sua trajetória. Nas escolas enfrentou o descaso, especialmente em um ambiente onde, segundo ela, “colegas com deficiências são muitas vezes invisibilizadas”.

Hellenice cresceu rodeada por referências literárias. Seu pai, porteiro da Câmara Municipal, e seu avô, ambos poetas, a influenciaram profundamente. Desde cedo, ela cultivou o hábito de leitura e narração de histórias. Esse ambiente foi também transmitido ao filho, hoje antropólogo e estudante de pedagogia.

Aos escritores iniciantes, Hellenice aconselha persistência na leitura e destaca a importância de buscar mentores que ajudem a estruturar ideias e dar limites, especialmente em uma área que considera competitiva. 

Ela também mencionou os estereótipos que moradores da Baixada carregam e como isso mexia com ela no início da carreira, mas hoje brinca com a situação. “Muitas vezes, eu chegava em eventos em Copacabana ou no Leblon e brincava: ‘Sou de Duque de Caxias, conhece não?”, lembra a autora.

Atualmente, Hellenice trabalha em um novo projeto pela editora Rebuliço, onde contará a sua história com uma sobrevivente da poliomielite. Com esta obra ela visa atingir aqueles que convivem com deficiências, mas que ainda ousam sonhar e ajudá-los a persistir.

Foto: Kellyan Costa/BRAVA

Para conhecer mais sobre o trabalho da professora e escritora, siga o seu perfil no instagram: @helleniceferreira.

Entrevista Hellenice Ferreira

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *