Filme de Alek Lean resgata cinemas de rua em São João de Meriti e tem estreia mundial em Angola

O cineasta meritiense Alek Lean lança seu mais novo documentário, “Memórias de Cinema”, um tributo à época em que os cinemas de rua eram o principal centro de lazer e cultura em São João de Meriti. O filme, que traz os relatos nostálgicos de três moradores da cidade, mergulha nas lembranças afetivas desse período, revivendo a importância dos antigos cinemas de bairro como espaços de encontro e experiências marcantes.

A produção, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, já realizou pré-estreias em escolas municipais e centros culturais da cidade. Após as exibições, o público teve a oportunidade de participar de palestras com o próprio diretor e membros do Coletivo Experimental Filmes, que discutiram a importância da memória cultural e o processo de realização do documentário.

Entrevistada Rose Rodrigues (Imagem: Divulgação)

Em uma conquista internacional, “Memórias de Cinema” fará sua estreia mundial no prestigiado Viana Cine Fest, em Luanda, Angola, no dia 2 de novembro. O festival, considerado um dos maiores eventos ao ar livre do mundo, terá o documentário na “Sessão Documentários” de sua mostra competitiva. Além disso, Alek Lean emplacou outro trabalho no festival: o curta-metragem “Como Matar Uma Boneca”, que será exibido na “Sessão ficção CPLP” em 1 de novembro, concorrendo ao prêmio de Melhor Curta-metragem de Língua Portuguesa.

A estreia no Viana Cine Fest marca mais um passo importante na carreira do cineasta, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura periférica e das histórias locais, enquanto leva suas produções para além das fronteiras nacionais.

Alek lean (Foto: Divulgação)

Alek Lean é pedagogo formado pela UERJ, produtor, roteirista e cineasta com passagens formativas no Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul e Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Filmes exibidos em mais de 30 países, com dezenas de premiações em festivais de cinema. Fundador do coletivo Experimental Filmes com foco nas questões LGBTQIAPN+, negritude e direitos humanos. Vencedor do Prêmio Pretas Potências Afro Lab na categoria Audiovisual 2023 e do Prêmio FLIDAM Orgulho da Diáspora Africana 2022. Foi curador da Mostra SESI de Cinema de Esporte e Lazer, Mostra Curta Meriti (RJ) e Festival de Curtas de Jacareí (SP). Em 2023 ministrou aulas com a temática “O Corpo Negro LGBTQ+ no cinema brasileiro” no Curso de Cinema Antirracista.

Rede Social do Filme: https://www.instagram.com/memoriasdecinema2024/

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *