Ex-prefeito Zito se filia ao Partido Verde em busca de uma Caxias moderna e unida

Em um evento marcado por entusiasmo e apoio político, o ex-prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, oficializou sua filiação ao Partido Verde (PV) nesse domingo (23/07), na Câmara Municipal. A cerimônia foi marcada por discursos duros contra a atual gestão.

“Eu já não queria mais saber de vida pública, mas vim para as trincheiras, coloquei o meu nome, aqui não tem nada determinado. Eu não estou preocupado em ser o candidato a prefeito ou não. A minha preocupação é deixar esse grupo político que tão mal faz a nossa cidade continuar”, disse Zito, que fez questão de frisar que não era um evento de lançamento de candidatura, mas sim de um projeto político para a cidade.

O evento contou com a participação de diferentes lideranças políticas e representantes da sociedade civil, refletindo a relevância de Zito na cena política local. Entre as lideranças presentes, destacam-se os ex-deputados André Lazaroni, Dica e Andreia Zito; a copresidente do Partido Verde, Dernesa Correa; o presidente municipal do PV, Professor Gutemberg Cardoso, e do Cidadania, Evandro Brasil; o ex-prefeito de Belford Roxo, Waldir Zito; o vereador Werner Saraiva, entre outros.

Com uma trajetória de anos de luta e exercício político, o ex-prefeito poderá agregar à bandeira do ambientalismo e da sustentabilidade defendida pelo partido. A entrada dele no PV é vista como uma oportunidade de reunificar as forças políticas de Duque de Caxias. Um dos principais responsáveis pela filiação do ex-prefeito, André Lazaroni ressaltou a importância da união nesse projeto político.

“O projeto que se inicia hoje no PV não é um projeto pessoal do André Lazaroni, do Zito, do PV. É um projeto político de união, que visa o bem de Duque de Caxias. A principal premissa desse nosso projeto é não ter vaidade”, destacou Lazaroni.

Ao discursar durante a cerimônia, Zito demonstrou sua determinação e integridade. Ele deixou claro que sua entrada no PV não é motivada por interesses pessoais ou disputas eleitorais, mas sim pelo desejo de contribuir para a construção de uma Duque de Caxias melhor. Sua preocupação é deixar para trás a política que tem prejudicado a cidade, buscando uma gestão verdadeira, planejada e focada no avanço e modernização.

Zito afirmou que não fará campanha de ataque, mas sim uma campanha de defesa dos trabalhadores, das famílias e dos menos favorecidos. Seu objetivo é resgatar a dignidade da cidade e trabalhar incansavelmente para construir um futuro melhor para todos os cidadãos.

“Essa cidade precisa avançar, precisa se modernizar, darmos a população uma cidade que nós merecemos. Nada é impossível quando temos a verdade do que somos e a certeza do que queremos”, declarou.

Foto: Brava Baixada

Peças se movimentam visando 2024

A entrada de Zito no Partido Verde mexe no tabuleiro político da cidade. Apesar de não confirmar, Zito é pré-candidato ao governo municipal nas eleições de 2024. Com a filiação ao PV, o ex-prefeito fortalece os laços com o governo federal e, se for confirmado como cabeça de chapa, terá um forte apoio para enfrentar a atual gestão.

A presença de Dica, outro pré-candidato, é um indício da força do grupo político que a atual oposição pretende montar para o pleito do próximo ano. O ex-deputado foi candidato nas duas últimas eleições e chegou a disputar o segundo turno em 2016. 

“Sou nascido e criado nessa cidade e só sei falar um endereço na vida. O que me traz hoje aqui é amar essa cidade. Quando você ama uma cidade, você quer o melhor pra essa cidade. E o melhor para Caxias está sentado ali, é o Zito”, afirmou Dica.

O que pode atrapalhar os planos do grupo é o interesse de uma ala do PT em apoiar uma outra candidatura. Porém, é unânime entre os membros do PV municipal a confiança que a federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, terá um candidato próprio em 2024. Ao que tudo indica, a movimentação em Caxias será intensa até as eleições.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Compartilhe nosso conteúdo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *