O sétimo candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro analisado na série especial do Baixada Política é Eduardo Serra, de 66 anos, do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Serra tem mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em engenharia oceânica pela UFRJ e fez uma especialização em planejamento econômico na Polônia. Além de dirigente do PCB, é membro da Comissão Política Nacional do Comitê Central do partido.
O candidato iniciou sua carreira política na década de 1970, quando participou de movimentos estudantis e sindicais. A primeira eleição que disputou foi em 2008, para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Também concorreu em duas outras oportunidades: ao governo do estado em 2010 e ao Senado Federal em 2014.
Programa de Governo
O programa de governo apresentado por Serra ao TSE possui 40 páginas e é apoiado em pontos como: Poder Popular, Articulação Política, Transportes, Segurança, Educação, Habitação, Saúde, Economia, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte e Direitos Humanos.
A Baixada Fluminense é citada quatro vezes. Na primeira, ele aborda as desigualdades existentes entre as regiões. Em seguida fala sobre a importância da articulação política, inclusive na Baixada, para se evitar a dispersão de dinheiro público. E por fim, também promete a ampliação do transporte ferroviário e da integração com o modal aquaviário para atender a região.
Confira o plano de governo completo no link.
Informações
- Eduardo Gonçalves Serra
- Partido: PCB
- Vice: Bianca Novaes
- Estado Civil: Solteiro
- Ocupação: Professor de ensino superior
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).