A Câmara dos Vereadores foi o cenário para a apresentação do Inventário da Oferta Turística (IOT) de Japeri, produzido pelo Programa de pós-graduação da UFRRJ, Observatório de Turismo da Baixada Verde, em parceria com a secretaria municipal de Esporte, Turismo e Lazer. O encontro ocorreu na nesta quarta-feira (29/06) e encerrou a programação da Semana de Valorização dos Pontos Turísticos da Cidade.
O inventário de Oferta Turística é um levantamento e descrição de dados turísticos do município. Consiste em uma lista detalhada de todas as estruturas, serviços, equipamentos e atrativos relacionados a Japeri.
Semana de Valorização dos Pontos Turísticos da Cidade
A semana teve a proposta de reunir parcerias em busca da valorização dos roteiros históricos, culturais e rurais de Japeri. Usar o turismo como impulsor da economia local foi um dos temas abordados no evento.
Inspirado na Lei 1.458, de autoria do vereador professor Josimar Mota, e sancionada pela prefeita Fernanda Ontiveros (PDT), o encontro promovido pela secretaria municipal de Esporte, Turismo e Lazer entrou definitivamente para o calendário da cidade.
O secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Marcelo Capoeira, cita a importância de promover eventos como este na cidade.
“Japeri tem lugares lindos para passeios que todos precisam conhecer. É possível transformar nossa cidade em referência turística da Baixada”, contou.
O evento contou com a participação da Profª. Draª. Isabela Fogaça, que elaborou o Inventário junto com os alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), dentro do Observatório de Turismo e Lazer da Baixada Verde. Na ocasião, a professora deu um depoimento emocionante sobre a importância do Turismo estar no Plano Plurianual (PPA) do município.
“O Turismo não é o fim, mas sim o meio para melhorar a educação e as questões ambientais. O meio para gerar emprego e renda, diminuir a desigualdade social, diminuir a poluição das águas. O assunto precisa ser tratado como prioridade também, assim como a educação e a saúde”, disse.
Isabela trouxe, ainda, propostas de solução para os desafios que o município enfrenta para consolidar o turismo e orientou, não só a comunidade presente, mas também às autoridades sobre os próximos passos para a consolidação do turismo em Japeri.
Também participaram da solenidade as secretárias, Andreia Guimarães (Orçamento e Gestão) e Meire Lucy (Meio Ambiente); a representante da economia solidária, Gilza Rosa; o vereador e autor da Lei.1458, professor Josimar Mota, e o Procurador Geral Willians Cardoso.
Foto: Lucas Alexandre / PMJ
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).