Contas de 2020 de Paracambi recebem parecer prévio favorável do TCE-RJ

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas do governo de Paracambi, relativas ao exercício de 2020. Agora, cabe à Câmara de Vereadores fazer a apreciação final.

Em Paracambi, as contas de 2020 foram apresentadas pela prefeita Lucimar Cristina da Silva Ferreira (PL). O acórdão, emitido após aprovação de voto relatado pela conselheira Marianna Montebello Willeman, apontou 10 ressalvas e 10 determinações e fez uma recomendação: para que o município atente para a necessidade do uso consciente e responsável dos recursos dos royalties, priorizando a alocação dessas receitas na aplicação de programas e ações voltados para o desenvolvimento sustentável da economia local.

Entre as ressalvas, está o fato de Paracambi não ter cumprido integralmente os requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal pela instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos de sua competência constitucional. A gestora cumpriu os requisitos mínimos da legislação e investiu 25,63% da receita oriunda de impostos e transferências em Educação. Nos serviços públicos de Saúde, o investimento da gestão municipal foi de 16,91%, acima, portanto, do índice mínimo de 15% exigido pela Constituição.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Compartilhe nosso conteúdo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *