Câmara de Duque de Caxias discute medidas de proteção aos vereadores

Foto: Lucas Castelli / Art Video

Os vereadores de Duque de Caxias se reuniram no plenário da Câmara Municipal na tarde dessa quarta-feira (13/10), para esclarecerem, em coletiva de imprensa, as medidas que serão tomadas com o objetivo de garantir a segurança e integridade física dos parlamentares e cobrar respostas das autoridades competentes sobre os ataques que o Legislativo vem sofrendo e que já resultou na morte de três membros da Casa (Danilo do Mercado, Quinzé e Sandro do Sindicato) este ano.

O presidente da Casa, Celso do Alba (MDB) comandou a coletiva e abordou temas como segurança pessoal dos vereadores, violência na Baixada Fluminense e ações das policiais Civil e Militar para elucidarem os homicídios. Além dos vereadores, também participaram os secretários municipais Eduardo Moreira, Serginho e Marcos Tavares.

O presidente chamou a violência contra os vereadores de “ataque à democracia”, disse que toda a Câmara está preocupada e que, por isso, serão encaminhados ofícios ao governador Claudio Castro (PL) e ao Ministério Público solicitando o acompanhamento dos casos que, até o momento, não foram esclarecidos.

Celso do Alba citou ainda que a Comissão de Segurança da Câmara irá acompanhar as linhas de investigação e que a segurança dos vereadores será reforçada a fim de coibir as ameaças que alguns têm recebido. Ele ressaltou que a Casa irá se reunir com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar para discutir questões como o aumento de efetivo nas ruas e sistemas de segurança e lamentou as mortes.

Com o falecimento do vereador Sandro do Sindicato (SD), Alex Freitas (SD) que, no início do ano, assumiu como suplente de Boquinha – atual secretário municipal de Assistência Social – assume definitivamente a cadeira de vereador.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *