Ex-prefeito de Duque de Caxias e único Senador da República da Baixada Fluminense, Hydekel de Freitas Lima faleceu aos 82 anos neste domingo (11/07), na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais. A notícia foi dada pelo sobrinho do ex-prefeito, Fabio Cavalcanti, em uma rede social. O corpo será velado na Câmara Municipal de Duque de Caxias nesta segunda-feira (12/07) e o enterro será realizado no cemitério do Corte 8.
A Prefeitura de Duque de Caxias lamentou a morte e declarou luto oficial de três dias no município.
Carreira na política
Nascido em Porciúncula, município do noroeste fluminense, Hydekel se mudou com seus pais para Duque de Caxias quando tinha apenas um ano. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, elegeu-se deputado estadual para os mandatos de 1963 e 1971; e deputado federal, em 1975 e 1979.
Tornou-se prefeito interventor de Duque de Caxias em 1982. Em 1988, foi eleito prefeito novamente, mas dessa vez pelo voto direto. Cumpriu o mandato até 1990, quando assumiu a cadeira no Senado Federal após a morte do senador Afonso Arinos.
Homenagens
O deputado federal Washington Reis (MDB) e o prefeito Washington Reis (MDB) prestaram uma última homenagem a Hydekel em suas redes sociais.
- Washington Reis (MDB) – Prefeito de Duque de Caxias
- Gutemberg Reis (MDB) – Deputado Federal
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).